Inicio » Colunistas » Júlio Cesar Cardoso » Coluna – Reflexão sobre as manifestações de domingo

Coluna – Reflexão sobre as manifestações de domingo

Mais de um milhão e meio de brasileiros foram, neste domingo, espontaneamente protestar pelas cidades nacionais contra a corrupção política e governamental, sem ocorrência de incidente. São Paulo como sempre deu o tom do magnânimo protesto.

Que a presidente Dilma Rousseff tire lição da manifestação, assim como o rei sem trono Lula da Silva e os demais políticos de tendência corrupta, principalmente aqueles que estão arrolados na denúncia da Operação Lava-Jato.

O Brasil poderia ser muito maior não fosse o câncer da corrupção política que acompanha, infelizmente, a maioria de nossos representantes no Legislativo e Executivo. Causa perplexidade aos brasileiros honestos saber que um pobre torneiro mecânico tenha entrado para a política e hoje pertence à elite de milionários nacionais.

Enquanto miríades de cidadãos vivem ainda em estágio miserável, sem direito à educação de qualidade, a sistema púbico de saúde de dignidade humana, à proteção da segurança pública etc. – porque o dinheiro da nação (do contribuinte) é saqueado vergonhosamente com a conivência de governos inescrupulosos como aconteceu com a Petrobras – a sociedade assiste ao ex-presidente da estatal, Sérgio Gabrielli, descaradamente afirmar, na CPI da Petrobras, que desconhecia a existência de corrupção na empresa, bem como que os negócios feitos com a compra da refinaria de Pasadena foram excelentes ao país.

Assim, as seguintes críticas foram estampadas nas manifestações deste domingo: “fora Dilma Rousseff; eu quero o meu dinheiro que o PT roubou da Petrobras; Lula cachaceiro devolva o meu dinheiro (Petrobras); nossa bandeira jamais será vermelha; um, dois, três bota Dilma no xadrez; o povo está sendo traído (Petrobras); impeachment de Dilma; tem que acabar com a corrupção no Congresso; alta do custo de vida/volta da inflação; intervenção militar; etc.”. “O brasileiro tem que se manifestar realmente e não pode se calar diante desses escândalos e roubalheira que vemos no Brasil”, disse a comerciária Márcia Santos, que vestia uma camisa verde-amarela.

Bem diferente da tímida manifestação do PT e das centrais de trabalhadores na sexta-feira (13), neste domingo (15), na Avenida Paulista e adjacências havia mais de 1 milhão de pessoas; em Brasília mais de 45 mil; Praia de Copacabana mais de 15 mil; Belo Horizonte mais de 25 mil; Salvador mais de 5 mil; Recife mais de 8 mil; Fortaleza mais de 10 mil; Manaus mais de 5 mil; Florianópolis mais de 30 mil; Porto Alegre mais de 200 mil; Curitiba mais de 80 mil; Pará mais de 30 mil; Natal mais 12 mil; Ribeirão Preto mais de 30 mil, etc. No exterior também houve manifestação de brasileiros pedindo a saída de Dilma.

A alegação da presidente de ter tirado 22 milhões de cidadãos da miséria ou de ter aumentado o volume de emprego formal é uma defesa que não a isenta de seu fraco desempenho nos demais setores da economia e por isso o retorno da inflação. Cabe enfatizar também que o governo, o PT e partidos da base de apoio estão envolvidos no maior escândalo de corrupção política de que se tem noticia na história do país, perpetrado contra a Petrobras.

Por outro lado, o ministro Miguel Rosseto, pelego de carteirinha, não perdeu o hábito de seu encardido e surrado discurso ao falar de golpismo no Brasil. Só que ele se esquece de que no passado o PT usava o mesmo expediente para defenestrar FHC e não considerava isso golpe.

Agora, como se não tivéssemos memória, vem o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, dizer que o governo vai lançar um pacote de medidas contra a corrupção. Por que não o fez antes? Parece piada, pois, logo após as manifestações de junho/2013, o governo prometeu atender às demandas sociais e não cumpriu. Aliás, o governo Dilma não tem vergonha de mentir. Mentiu durante a campanha que não iria aumentar imposto, que a inflação estava sobre controle e que não retiraria direitos sociais e trabalhistas.

Júlio César Cardoso
Bacharel em Direito e servidor federal aposentado
Balneário Camboriú-SC

Júlio César Cardoso
Júlio César Cardoso

PUBLICIDADE

///////////////////////////

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).