Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Programa Melhor em Casa oferece atendimento diferenciado aos pacientes em Montes Claros

Montes Claros – Programa Melhor em Casa oferece atendimento diferenciado aos pacientes em Montes Claros

Montes Claros – Programa Melhor em Casa oferece  atendimento diferenciado aos  pacientes em Montes Claros

Com o objetivo de ampliar a qualidade de vida dos pacientes, acelerar sua recuperação e ainda aumentar a disponibilidade de leitos para a população, o Ministério da Saúde criou, em 2011, o programa Melhor em Casa, inserido no Sistema Único de Saúde (SUS). Como o próprio nome diz, o programa visa oferecer atendimento domiciliar para pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos ou em situação pós-cirúrgica. Em Montes Claros, o programa foi implantado em 2013, ampliando os serviços de atenção domiciliar que já eram executados pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Montes Claros - Programa Melhor em Casa oferece  atendimento diferenciado aos  pacientes em Montes Claros
Montes Claros – Programa Melhor em Casa oferece atendimento diferenciado aos pacientes em Montes Claros

Atualmente, o Melhor em Casa em Montes Claros conta com quatro Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar, formadas por médico, enfermeiro, fisioterapeuta e técnico em enfermagem, além de duas Equipes Multiprofissionais de Apoio, integradas por fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo. Juntas, estas equipes atendem a 205 pacientes.

Um deles é Vilson Dias Pereira, que se encontra acamado devido a uma DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). O “seu” Vilson é atendido pela equipe do Melhor em Casa “Vida Por Mais Vidas”, que tem como do ponto de apoio a Policlínica do Alto São João, há cerca de um ano. Ele recebe diariamente, em sua casa no bairro de Lourdes, a visita de técnicos em Enfermagem que fazem parte do programa. Além disso, o paciente é atendido por médico, fisioterapeuta, enfermeiro, psicólogo e nutricionista, integrantes das equipes multiprofissionais e que o visitam periodicamente. Outras visitas importantes recebidas pelo seu Vilson são aquelas feitas por amigos e parentes, que constantemente vão até sua casa e tornam o período de enfrentamento da doença mais tolerável.

Para Edilma Campos, a cuidadora de Vilson, o Melhor em Casa traz importantes benefícios para o paciente: “além de evitar o risco de infecções hospitalares, dá mais liberdade. Aqui ele recebe visitas, muda ele mesmo o canal da TV, escolhe o suco que quer tomar”.

Para Antônio Paulo Ramos, o médico generalista da equipe, o maior benefício trazido pelo programa é a desospitalização. “Existem muitos pacientes, nos hospitais, que teriam condições de estar em casa, recebendo a assistência multiprofissional”, explica o médico, acrescentando que, quando o paciente está em família, a recuperação é acelerada, e a “qualidade de vida é bem melhor”. O médico conta que, algumas vezes, o programa trabalha em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social. Ele cita o caso de um menino que, por morar em uma casa com ambiente insalubre, não poderia receber o atendimento no lar. Com a ajuda do CRAS local foi possível encontrar uma outra casa para a família da criança, enquanto esta se recuperava.

 Elisabete Lopes Acipreste, enfermeira de apoio da equipe, afirma que o Melhor em Casa é “um programa excelente, ajuda muito os pacientes. Alguns têm até uma certa resistência em receber ‘alta’, pelo tanto que se sentem bem acolhidos pelo programa”. Ela cita alguns casos de recuperações espantosas, como a de um rapaz que, após sofrer um traumatismo  cranioencefálico em um acidente de moto, teve alta após apenas 35 dias se recuperando em casa, onde “o suporte da família, da esposa, ajudou muito na reabilitação”.

Seu Vilson, o paciente citado no início da matéria, concorda. Ao ser perguntado se prefere ser atendido em casa, afirma: “É melhor”.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).