Inicio » Montes Claros » Montes Claros – II Semana Municipal de Conscientização do Autismo: É hora de ouvir!

Montes Claros – II Semana Municipal de Conscientização do Autismo: É hora de ouvir!

Anda realiza debates, ciclo de palestras, exposição e Audiência Pública sobre os direitos dos Autistas.

Montes Claros - II Semana Municipal de Conscientização do Autismo: É hora de ouvir!
Montes Claros – II Semana Municipal de Conscientização do Autismo: É hora de ouvir!

Entre os dias 30 de Março e 02 de Abril, a Associação Norte Mineira de Apoio ao Autista (ANDA) realizará a II Semana Municipal de Conscientização do Autismo. Com o tema é “Hora de Ouvir: Inclusão e Direitos Sociais, já!”, a ANDA chama a sociedade a uma profunda reflexão sobre os direitos das pessoas com autismo. Muitos, desrespeitados mesmo com leis que federais que protegem e asseguram esses diretos, conquistados depois de anos de luta pela igualdade. Somente a Audiência Pública sofreu alteração e foi remarcada para o dia 09 de Abril, às 8h, na Câmara Municipal, devido ao feriado da Paixão de Cristo.

Uma vasta programação sócio-cultural e educativa vai acontecer em vários pontos da cidade, com ciclo de palestras, exposição de trabalhos dos assistidos, exposição de blusas autografadas por jogadores de clubes brasileiros além de audiência pública e carreata pelas ruas da cidade, chamando a atenção para o Dia Mundial do Autismo, onde vários pontos turísticos do país serão iluminados com a cor azul.

A programação começa na segunda-feira, das 7h às12h, com Mesa Redonda, em que será discutido o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), na sede da Apae Montes Claros, no bairro Jaraguá. O público esperado é formado de profissionais de escolas especiais e instituições cadastradas.

A noite, Ciclo de Palestras sobre a conscientização do Autismo, no Plenário da Nova Sede da Câmara de Vereadores – Rua Urbino Viana, 600, Vila Guilhermina (Ao lado do Prédio do Hemominas), sobre o TEA: sinais, sintomas e Intervenção pedagógica de uma criança com autismo.

Na terça-feira, dia 31, das 10h às 22h, no Montes Claros Shopping, exposição de trabalhos dos assistidos pela ANDA e por pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo/TEA atendidos nas instituições: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Centro Pedagógico Capelo Gaivota, Escola Estadual de Educação Especial Abdias Dias de Souza, Fundação Fé e Alegria, Secretaria Municipal de Educação – Educação Inclusiva (Salas de recursos); além de exposição das camisas autografadas por jogadores de times brasileiros e internacionais e venda da rifa de Ação entre Amigos em prol da construção do “Centro ANDA” e distribuição de panfletos e informativos sobre TEA.

Na quarta-feira, dia 1º de Abril, carreata azul pelas ruas da cidade e terminando no Montes Claros Shopping, onde ocorrerá distribuição de panfletos explicativos sobre o TEA. A carreata terá a participação de pais, educadores, voluntários, autistas. Concentração a partir das 17h com saída às 19h, da sede da ANDA (Rua Rodrigo Costa, 321, Bairro Canelas).

E na quinta-feira, no Dia Mundial do Autismo, mobilização geral com participação dos organizadores e da sociedade civil com distribuição de panfletos e orientações. Será na Praça Dr. Carlos Versiani, centro da cidade.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Sorteio das Camisas oficiais

O sorteio das camisas oficiais de times brasileiros e autografadas por jogadores que atuam no futebol nacional e internacional será no dia 09 de abril.

“Esse sorteio iria ocorrer no dia 02, na Audiência Pública que foi transferida a sua data para o dia 09, pois nesta quinta, como é véspera de feriado santo (Sexta-feira da Paixão), os órgãos públicos têm ponto facultativo e não funcionam. Infelizmente, quebra a nossa programação, mas não teve como ser antes. Pedimos a compreensão de todos, mas nos comprometemos a sortear as camisas no dia 09 de abril durante a Audiência Pública já confirmada pelo vereador Fábio Neves que a propôs”, reforça o diretor do Centro ANDA, Felipe Soares Amaral.

PROGRAMAÇÃO 

“II SEMANA MUNICIPAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO”

30/03/2015 (SEGUNDA-FEIRA) – CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

MESA REDONDA: TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO/TEA – VIVÊNCIAS E EXPECTATIVAS

Horário: 07h às 11h

Público-alvo: Profissionais de escolas especiais e instituições cadastradas (inscrição realizada previamente)

Palestrantes: Maraise Cristina F de Castro – Terapeuta Ocupacional da APAE;

                        Maria Márcia Colares Silveira – Psicóloga da Clínica Superar;

                        Carline Nogueira de Carvalho – Fisioterapeuta da Clínica Superar;

                        Patrícia Santana da Silva – Professora de AEE/SME.

Mediador: Fabiano Santos

Local: APAE – Endereço: Alameda das Paineiras, Nº390, Bairro: Jaraguá I.

  • Certificação digital para os participantes.

CICLO DE PALESTRAS

Horário: 19h às 22h

Público-alvo: População em geral

Inscrições: 18h às 19h (no local)

Palestra 1 – Transtorno do Espectro Autista – TEA – Sinais e Sintomas, quando suspeitar? / Aspectos comportamentais.

Palestrante: – Vanessa Saeger – Fonoaudióloga da clínica COMVIVER

Palestra 2 – Transtorno do Espectro Autista – TEA – Sinais e Sintomas, quando suspeitar? / Aspectos sensoriais.

Palestrante: Ms. Stéffany Lara Nunes Oliveira – Fonoaudióloga da clínica COMVIVER

Palestra 3 – Intervenção pedagógica de uma criança com TEA.

Palestrante: Laura Vicunã – Psicopedagoga da clínica COMVIVER

Local: Plenário da Nova Sede da Câmara de Vereadores – Rua Urbino Viana, Nº 600, Bairro: Vila Guilhermina (Ao lado do Prédio do Hemominas).

  • Certificação digital para os participantes.

31/03/2015 (TERÇA-FEIRA) – EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS DOS “ANJOS AZUIS”

Público-alvo: População em geral

Horário: 10h às 22h

LOCAL: Praça de eventos do cinema Montes Claros Shopping.   

Programação:

  • Exposição de quadros feitos por pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo/TEA atendidos na ANDA;
  • Exposição de trabalhos feitos por pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo/TEA atendidos nas instituições: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, Centro Pedagógico Capelo Gaivota, Escola Estadual de Educação Especial Abdias Dias de Souza, Fundação Fé e Alegria, Secretaria Municipal de Educação – Educação Inclusiva (Salas de recursos);
  • Exposição de camisas oficiais de times brasileiros autografados por jogadores de renome nacional;
  • Venda da Ação entre Amigos em prol da construção do “Centro ANDA”;
  • Distribuição de panfletos e informativos sobre TEA. 

01/04/2015 (QUARTA-FEIRA) – CARREATA AZUL

Público-alvo: População em geral

Horário: A partir das 17h

Saída: Sede da ANDA (Rua Rodrigo Costa, nº 321, Bairro: Canelas II)

Trajeto: Av. São Judas – Av. das Américas – Av. Dep. Plínio Ribeiro (Até o trevo da Cowan) Trevo da SION – Trevo da Cowan – Contorno na Churrascaria Chimarrão – Av. Governador Magalhães Pinto – Av. Geraldo Athayde – Av. Sanitária – Av. Cula Mangabeira – Av. Donato Quintino.

Chegada: Montes Claros Shopping Center – Mobilização no local com distribuição de panfletos. 

02/04/2015 – (QUINTA-FEIRA) – DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO 

Horário: 11h

Público-alvo: População em geral

Local: Praça Dr. Carlos Versiani (Mobilização geral com participação dos organizadores e sociedade em geral; Distribuição de panfletos).

  • Venham de azul e tragam balões e fitas azuis para este movimento.

09/04/2015 – (QUINTA-FEIRA) – AUDIÊNCIA PÚBLICA MUNICIPAL: “AUTISMO E A REALIDADE MUNICIPAL NAS ÁREAS DA EDUCAÇÃO, ASSISTÊNCIA SOCIAL E SAÚDE”

Horário: 08 horas

Local: Plenário da Nova Sede da Câmara de Vereadores – Rua Urbino Viana, Nº 600, Bairro: Vila Guilhermina (Ao lado do Prédio do Hemominas).

  • Debate com a participação de autoridades públicas sobre o autismo: “Inclusão e Direitos sociais, já!” (22ª Superintendência Regional de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Social e Secretaria de Educação – Setor de Inclusão).
  • Após a audiência, sorteio das camisas autografadas. São 09 camisas oficias de times mineiros: Cruzeiro Esporte Clube, Clube Atlético Mineiro, América Futebol Clube, Funorte Esporte Clube (Formigão), Montes Claros Vôlei (Pequi Atômico), Montes Claros Esporte Clube (Bicho). Além de uma camisa oficial do Santos Futebol Clube (autografada por Neymar Júnior) e duas outras doadas, recentemente, pela jornalista Bia Andrade, quando a Seleção Brasileira de Futsal disputou um amistoso em Monte Claros contra a Hungria, em 15 de novembro de 2009.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

O responsável pela cirurgia o neurocirurgião César Felipe Gusmão Santiago

Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros realiza cirurgia inédita para retirada de tumor cerebral

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).