Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Samu receberá 10 novas ambulâncias

Montes Claros – Samu receberá 10 novas ambulâncias

Montes Claros – Samu receberá 10 novas ambulâncias

Montes Claros - Samu receberá 10 novas ambulâncias
Montes Claros – Samu receberá 10 novas ambulâncias

As novas unidades vão reforçar o atendimento em toda a macrorregião e a expectativa é que sejam instaladas ainda neste semestre.

Desde a regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no Norte de Minas, em 2009, o Samu vem registrando um gradativo aumento do número de chamados e, consequentemente, do número de atendimentos realizados nos 86 municípios de sua área de cobertura. Nesses seis anos de regionalização, o número de chamados diários subiu de 300, em 2009, para 1.500, em 2015, sendo cerca de 36% para atendimento em Montes Claros, uma média mensal de 20.800 chamados.

Uma medida para ajudar o Samu a suprir a crescente demanda é a ampliação da frota de ambulâncias. De acordo com Joaquim Neres Xavier Dias, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), o projeto de ampliação prevê a instalação de 10 novas ambulâncias na região. “O estudo técnico realizado pelo Cisrun definiu a instalação de três novas unidades avançadas na microrregião de Montes Claros, que ficarão nas bases de Montes Claros, Francisco Sá e Olhos D’água. Ao todo, serão 03 USAs e 07 USBs, reforçando o atendimento em toda a macrorregião. A expectativa é que as novas unidades sejam instaladas ainda neste semestre”, anuncia.

O Samu Macro Norte possui 36 bases descentralizadas, além da central operativa em Montes Claros, com uma frota de 47 ambulâncias, sendo 07 unidades de suporte avançado (USA) e 40 unidades de suporte básico (USB). Em Montes Claros, são cinco USBs e 02 USAs para atendimento na cidade e para dar suporte nos 11 onze municípios que compõem a microrregião.

EFETIVIDADE

De acordo com o coordenador do Samu, Enius Freire Versiani, as ambulâncias foram estrategicamente distribuídas de forma a garantir o atendimento a toda a população, mas para que o Samu tenha efetividade, é necessário que todos os pontos e atenção da rede de urgência e emergência cumpram seu papel. “A organização da rede considerou o pleno funcionamento dos pontos, inclusive com a implantação da classificação de risco, de forma que o paciente pudesse ser encaminhado para o local mais adequado à sua necessidade. Mas para que essa organização tenha o resultado esperado é necessário o funcionamento efetivo dos programas de saúde na atenção básica, de forma a evitar a agudização de algumas doenças, bem como ampliar a capacidade das portas de entrada dos hospitais para recebimento dos pacientes em situações de urgência e emergência”, explica.

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

O médico ressalta que o expressivo aumento do número de acidentes de trânsito, que representam 35% dos atendimentos realizados pelo Samu, também sobrecarrega o atendimento pré-hospitalar.  Somente em Montes Claros, a média mensal é de 415 atendimentos a vítimas de acidente de trânsito. “Para reduzir essas ocorrências é preciso fortalecer o trabalho de educação dos usuários das vias – condutores e pedestres -, bem como melhorar as condições do trânsito de modo geral. Em Montes Claros, a prefeitura, em parceria com o Samu, identificou os pontos críticos onde ocorrem acidentes e muitos desses pontos estão recebendo reforço na sinalização e a expectativa é que essas ocorrências sejam reduzidas”, pontua.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Dr. Newton Figueiredo, vice-presidente da ACI, defendeu o resgate do futebol local a partir da campanha

Montes Claros – Ação entre amigos da ACI e CDL em prol do Ateneu

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).