Inicio » Mais Seções » Ciência » Pesquisadores captam o nascimento de uma estrela em ‘tempo real’

Pesquisadores captam o nascimento de uma estrela em ‘tempo real’

Pesquisadores captam o nascimento de uma estrela em ‘tempo real’

“Bebê”, batizado como W75N(B)-VLA2, fica 4.250 anos-luz da Terra Foto: Wolfgang Steffen/Unam
“Bebê”, batizado como W75N(B)-VLA2, fica 4.250 anos-luz da Terra
Foto: Wolfgang Steffen/Unam

Com o uso de dois potentes radiotelescópios, pesquisadores da Universidade Nacional Autônoma do México conseguiram captar, pela primeira vez, as transformações pelas quais as estrelas passam logo após o nascimento. O “bebê”, batizado como W75N(B)-VLA2, fica 4.250 anos-luz da Terra e foi descoberto em 1996 como uma protoestrela, mas, no ano passado, apresentava estrutura completamente diferente.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.
— A comparação é marcante — disse Carlos Carrasco-Gonzalez, pesquisador da universidade mexicana e líder do estudo que foi publicado nesta sexta-feira na revista “Science”.
Gonzales explica que, na primeira observação, a W75N(B)-VLA2 quase não tinha estruturas. O seu campo magnético não estava orientado para nenhuma direção e o material ionizado fluía da estrela na mesma velocidade em todas as direções. No ano passado, a situação era completamente diferente: seu campo magnético se alinhou com o de uma nuvem de gás e poeira que a cerca e o material ionizado fluía mais rapidamente pelos polos.
O material que flui da região equatorial desacelerou de forma substancial por causa de um disco de gás e poeira, em formato de rosca, que envolve a protoestrela. Daqui a algumas centenas de milhares de anos, dizem os pesquisadores, a W75N(B)-VLA2 vai se transformar em uma estrela com aproximadamente seis vezes a massa do nosso Sol.
— Nosso entendimento sobre o desenvolvimento de jovens estrelas maciças é muito menos completo que o nosso entendimento de como estrelas como o Sol se desenvolvem — disse Gabriele Surcis, do Joint Institute for VLBI, que também assina o estudo. — Será muito bom poder observar uma enquanto ela sofre as mudanças.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).