Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Audiência Pública Municipal debaterá Direitos dos Autistas

Montes Claros – Audiência Pública Municipal debaterá Direitos dos Autistas

Montes Claros – Audiência Pública Municipal debaterá Direitos dos Autistas

Montes Claros - Audiência Pública Municipal debaterá Direitos dos Autistas
Montes Claros – Audiência Pública Municipal debaterá Direitos dos Autistas

Depois da realização da II Semana Municipal de Conscientização do Autismo, entre os dias 30 de março e 02 de abril, cujo tema foi “É Hora de Ouvir: Inclusão e Direitos Sociais, já!”, a Associação Norte Mineira de Apoio ao Autista (ANDA), realizará no próximo dia 09, Audiência Pública Municipal na Câmara de Vereadores de Montes Claros para debater os direitos dos Autistas.

A Audiência Pública terá como tema “Autismo e a Realidade Municipal nas Áreas de Educação, Saúde e Assistência Social” e foi proposta pelo vereador Fábio Neves (PROS). O Parlamentar explica os motivos pelos quais o levaram a pedir a reunião.

A proposição e aprovação, por unanimidade, desta audiência púbica pela Câmara Municipal de Montes Claros visa dar o amparo político aos portadores de autismo no município. E ao mesmo tempo trazer ao debate, especialistas no assunto, representantes da associação que lida diretamente com portadores e agentes políticos. Sei das dificuldades enfrentadas pelos autistas para assegurar os seus direitos e acabar com o preconceito. Por isso, abracei a causa e vamos juntos por melhorias já”, afirmou Fábio Neves”, destacou o vereador.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

O evento será a partir das 8h, no novo plenário da Câmara de Vereadores, na Rua Urbino Viana, 600, Vila Guilhermina (ao lado do Hemominas) e será aberta a participação de autoridades, diretoria da ANDA, pais, profissionais ligados à saúde e educação, além de imprensa e população.

A vice-presidente da Anda, Keilia Marielle Nery, avalia a II Semana Municipal de Conscientização do Autismo. “Estamos muito felizes com a repercussão e participação da comunidade durante a Semana Municipal de Conscientização do Autismo. Creio que atingimos o nosso objetivo. Obrigado a todos os envolvidos na realização deste evento. Agradecimento especial aos pais, voluntários e parceiros que acreditaram e apoiaram o nosso evento”, agradeceu a vice-presidente da ANDA que ainda explicou a finalidade da Audiência Pública Municipal.

A intenção da ANDA é ouvir a comunidade e propor soluções junto às autoridades públicas sobre os Direitos dos Autistas que vem sendo desrespeitados por anos”, frisou.

São esperados representantes da 22ª Superintendência Regional de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Social e Secretaria de Educação – Setor de Inclusão. Além de diretores, pais e profissionais que atuam diretamente com crianças e adolescentes autistas.

Chegou a hora das autoridades públicas nos ouvir. Estamos cansados de todos os anos enfrentarmos os mesmos problemas na designação de professores especialistas e ver nossas crianças e adolescentes ficar por meses sem aulas. Todos os anos é o mesmo problema. Isso precisa ser mudado. São sujeitos de direito e merecem todo o respeito”, destaca a vice-presidente.

Sorteio Camisas

Logo após a Audiência Pública haverá sorteio das camisas oficiais de times de futebol, algumas autografadas. São 08 camisas de times mineiros: Cruzeiro Esporte Clube, Clube Atlético Mineiro, América Futebol Clube, Funorte Esporte Clube (Formigão), Montes Claros Vôlei (Pequi Atômico) e 02 do Montes Claros Esporte Clube (Bicho). Além de uma camisa oficial do Santos Futebol Clube (autografada por Neymar Júnior) e duas outras doadas, recentemente, pela jornalista Bia Andrade, quando a Seleção Brasileira de Futsal disputou um amistoso em Monte Claros contra a Hungria, em 15 de novembro de 2009.

Histórico

A Associação Norte Mineira de Apoio ao Autista, entidade civil sem fins lucrativos, desenvolve atividades desde maio de 2009 em Montes Claros. A sua missão é promover o desenvolvimento do Autista, respeitando a individualidade de cada um; lutar pela elaboração de políticas públicas que melhorem a sua qualidade de vida e de sua família e, ainda, promover e incentivar pesquisas sobre Autismo, difundindo conhecimento cientifico sobre o Transtorno de Espectro Autista (TEA), além de desfazer mitos existentes.

A ANDA oferece atendimento multidisciplinar especializado e gratuito nas áreas de Assistência Social, Saúde e Educação. Todos voltados para crianças e adolescentes/jovens Autistas com idades entre 03 e 28 anos.

A instituição é referência em Autismo para 89 municípios do Estado de Minas Gerais e atende atualmente, 125 famílias que estão cadastradas, além de todo o seu núcleo familiar.

A sede da ANDA fica localizada à Rua Rodrigo Costa, 321, Canelas. No local está sendo construído o Centro de Referência em Autismo do Norte de Minas, o primeiro da Região. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: (38) 3224-5747 / 9143-9932 ou pelo e-mail: [email protected] .

PUBLICIDADE

///////////////////////////

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).