Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Salinas receberá unidade avançada do Samu e Bombeiros

Norte de Minas – Salinas receberá unidade avançada do Samu e Bombeiros

Norte de Minas –  Salinas receberá unidade avançada do Samu e Bombeiros

A unidade vai contribuir para agilizar o resgate e atendimento pré-hospitalar, especialmente a vítimas dos recorrentes acidentes registrados na BR-251

Norte de Minas -  Salinas receberá unidade avançada do Samu e Bombeiros
Norte de Minas – Salinas receberá unidade avançada do Samu e Bombeiros

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) e o Sétimo Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais iniciaram na manhã desta quinta-feira, 09/04, o planejamento para instalação de uma unidade compartilhada de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros, no município de Salinas.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

De acordo com o prefeito de Salinas e presidente do Cisrun, Joaquim Neres Xavier Dias, a nova unidade vai contribuir para agilizar o resgate e atendimento pré-hospitalar, especialmente a vítimas dos recorrentes acidentes registrados na BR-251. “Nossa proposta é construir uma estrutura funcional, que priorize as áreas essenciais e que supra as necessidades das duas corporações, com possibilidade de ampliação futura, de forma que o atendimento compartilhado possa iniciar o quanto antes na microrregião”, planeja o prefeito.

Em 2009 foi instalada uma unidade básica do Samu em Salinas, que realiza uma média mensal de 89 atendimentos, sendo cerca de 45% em decorrência de acidente de trânsito. Com a base compartilhada, a proposta é instalar mais uma unidade avançada, uma UTI móvel, para ampliar esse atendimento e reduzir os vazios assistenciais, devido à distância entre os municípios.

De acordo com o prefeito, o município já possui o terreno e a meta agora é iniciar o projeto para dar início à construção. A expectativa é que a unidade seja inaugurada ainda esse ano.

Segundo o Major Gouveia, comandante do 7º BBM, o a unidade dos Bombeiros mais próxima de Salinas está em Montes Claros, dificultando que os atendimentos aconteçam com a tempestividade necessária. “O pelotão em Salinas vai possibilitar o trabalho de resgate terrestre, salvamento aquático e de altura, bem como as ocorrências que envolvam produtos perigosos e ações de combate a incêndio, representando um avanço sem precedentes para região, que atende pacientes de todo Brasil, em decorrência dos acidentes na rodovia”, avalia o comandante.

Nesta quinta-feira, foi criada uma comissão técnica para dar início aos projetos. Na próxima segunda-feira, 13/04, a comissão fará uma visita ao local para avaliar as condições do terreno. Na terça-feira, 15/04, a comissão se reunirá em Montes Claros para discutir formatação e funcionalidade da unidade, de acordo com o projeto base de cada corporação. A proposta é construir um prédio economicamente viável, aproveitando áreas compartilhadas, com as devidas adequações às exigências sanitárias.

Para o coordenador do Samu Macro Norte, Ênius Freire Versiani, mais que o compartilhamento de espaço, a unidade é um passo adiante de um projeto pioneiro de cooperação técnica entre duas corporações que têm muito em comum em sua atuação. “Nos últimos anos, o Norte de Minas tem sido um modelo para o país na organização do atendimento pré-hospitalar, inclusive com um diferencial na integração entre o Samu e os Bombeiros, e essa unidade compartilhada, além da importante contribuição para acesso e agilidade do atendimento, também representa uma maior sinergia e fortalecimento dessa integração”, avalia o médico.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).