Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Comitê mobiliza para revitalização de nascentes no Norte de Minas

Norte de Minas – Comitê mobiliza para revitalização de nascentes no Norte de Minas

Dirigentes e Conselheiros do Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Jequitaí, Pacuí e trecho do São Francisco participaram, nesta quinta-feira, 09, de reunião em Engenheiro Navarro, na sede do Conselho Municipal  de Desenvolvimento Rural Sustentável, para discutir estratégias de revitalização das nascentes e outros projetos inerentes.  O Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM apresentou levantamento identificando as áreas de degradação no Rio Pacuí.

Norte de Minas - Comitê mobiliza para revitalização de nascentes no Norte de Minas
Norte de Minas – Comitê mobiliza para revitalização de nascentes no Norte de Minas

De acordo com Rafael Alexandre Sá, representante do IGAM e conselheiro do CBH, existem vários pontos de nascentes em áreas assoreadas. “São 11 pontos relacionados, por imagens via satélite, que mostram o estado de degradação no alto da bacia”, explicou.  Diante do exposto, o comitê fará excursão in loco para elaboração de diagnóstico. O mapeamento será  apresentado à plenária do CBH a fim de fomentar projetos hidroambientais de revitalização. O Comitê das Bacias Hidrográficas acredita que a expedição ao rio Pacuí deverá durar de três a quatro dias, com voluntários das comunidades envolvidas e lideranças.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

Ainda sobre o estudo/levantamento apresentado pelo Conselheiro Rafael Alexandre Sá, do IGAM, “a bacia hidrográfica pode ser definida como uma área de captação natural da água da precipitação que faz convergir o escoamento para um único ponto de saída, chamado de foz ou exitório. A delimitação de uma bacia pode ser realizada a partir da identificação dos divisores de água de chuva e o fluxo dessas águas em função do relevo”.

Durante a reunião, o prefeito de Engenheiro Navarro, Paulo Afonso, destacou a importância do trabalho do Comitê para ajudar a sanar as consequências da crise hídrica. Afonso lembra ainda que participou, em Brasília, como convidado de um grupo de deputados,  representando o presidente da Associação de Municípios da Bacia do Médio São FranciscoAmmesf, para uma reunião da Comissão de Minas e Energia, cujo foco neste momento, são as pequenas barragens, entre elas, as barragens de Berizal, Congonhas e Jequitaí. “A necessidade de revitalização dos rios é uma urgência que não pode mais ser adiada”, diz Paulo Afonso.

“O Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Pacuí, Jequitaí e trecho do São Francisco têm se reunido e buscado apoio de lideranças e representantes de entidades políticas nos municípios participantes e, especialmente, nos atingidos”, pontua Robson Andrade, presidente. “Nosso intuito é tentar amenizar as consequências da seca e, sobretudo, conscientizar sobre a preservação das nascentes, numa época em que a escassez de água é um problema mundial”.

Agência Mosaico

PUBLICIDADE

///////////////////////////

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).