Inicio » Educação » Cursos » Educação – Unimontes oferece curso em associação com a UFMG

Educação – Unimontes oferece curso em associação com a UFMG

Educação – Unimontes oferece curso em associação com a UFMG

Educação - Unimontes oferece curso em associação com a UFMG
Educação – Unimontes oferece curso em associação com a UFMG

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), divulgou na última sexta-feira (10/4), a aprovação do mestrado em “Sociedade, Ambiente e Território”. Este curso é resultado de associação entre a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que conta com professores das duas instituições e ficará sediado em Montes Claros. A Capes coordena o sistema de pós-graduação no Brasil.

O objetivo do programa de mestrado é formar profissionais para compreender a relação entre sociedade, ambiente e territórios. O curso tem caráter interdisciplinar com a articulação dos conhecimentos das diversas áreas das Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas para fornecer ao mestrando habilidade para analisar dinâmicas sociais, ambientais e espaciais.

A seleção da primeira turma deve acontecer em meados de 2015 e o Edital será divulgado oportunamente. A primeira turma deverá começar em agosto de 2015.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

NORTE DE MINAS

O novo mestrado associado inclui propostas de estudos sobre temas como “desenvolvimento”, “territórios”, “programas públicos”, “transformações demográficas” e “populações rurais”. As duas universidades que fizeram a proposta são instituições públicas de ensino superior, UFMG e Unimontes, ambas com campus em Montes Claros.

Esta porção Norte de Minas Gerais está na “fronteira” com o Semiárido e polariza o Norte, Noroeste, porções do Noroeste mineiro e do sudoeste da Bahia. Nesta grande área existem atualmente dezenas de cursos de graduação em instituições públicas e privadas de ensino superior que asseguram a formação profissional em diversas áreas do conhecimento.

O curso de mestrado vem suprir uma lacuna no que respeita à pós-graduação na região, com poucos os cursos voltados para questões emergentes da sociedade, como gestão de recursos naturais, a diversidade das populações tradicionais e a condução de programas públicos.

A equipe do curso é composta por professores doutores da UFMG e Unimontes: Flávia Galizoni, Eduardo M. Ribeiro, Hélder Augusto e Luiz Paulo Rezende, do Instituto de Ciências Agrárias (Montes Claros); Andréa Zhouri (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/Fafich), Klemens Laschefski (Instituto de Geociências/IGC), Heloísa Moura Costa (IGC), Roberto Rodrigues (Faculdade de Ciências Econômicas/FACE) e Roberto Monte-Mor (FACE), todos da UFMG.

Da Unimontes participam Andréa Narciso de Paula, Daniel Coelho de Oliveira, Felisa Anaya, Isabel Cristina Barbosa de Brito, Iara Soares de França, Maria Helena de Souza Ide e Rômulo Soares Barbosa.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Um a cada cinco jovens mineiros é "nem-nem", que nem trabalha nem estuda

MG – Um a cada cinco jovens mineiros é “nem-nem”, que nem trabalha nem estuda

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. MG – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).