Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Mutirão de Prevenção ao Câncer acontecerá nesta sexta-feira‏

Montes Claros – Mutirão de Prevenção ao Câncer acontecerá nesta sexta-feira‏

Montes Claros – Mutirão de Prevenção ao Câncer acontecerá nesta sexta-feira‏

Montes Claros - Mutirão de Prevenção ao Câncer acontecerá nesta sexta-feira‏
Montes Claros – Mutirão de Prevenção ao Câncer acontecerá nesta sexta-feira‏

Nesta sexta-feira (17), a Associação Presente Padre Tiãozinho realizará a 5ª edição do Mutirão de Prevenção ao Câncer, na Praça Doutor Carlos. O evento conta com a colaboração da Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O mutirão tem como objetivo diagnosticar e orientar a comunidade sobre a doença. Durante o evento, 150 voluntários, entre eles médicos, enfermeiros, nutricionistas e acadêmicos, realizarão exames de câncer de mama, boca, pele, colo uterino e próstata. Serão oito tendas consultórios com atendimento gratuito à população.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

De acordo com Joice Quadros, enfermeira coordenadora do Programa Saúde da Mulher, esta ação contribui também para que a população se conscientize da importância de exames regulares. “Este é um evento que, claro, visa prioritariamente o diagnóstico e a prevenção. No ano passado, por exemplo, duas pessoas descobriram que estavam com câncer. Então é algo que não traz benefícios apenas a uma determinada pessoa, mas a família inteira, a uma comunidade inteira. A conscientização, acima de tudo, é a mais trabalhada, pois através desta é que se promove a saúde, fazendo com que estas pessoas busquem se informar e prevenir”, afirma.

De 2013 para 2014, a ação registrou 1817 atendimentos, um aumento de 45% em relação ao ano anterior. No ano passado, 39 pessoas foram diagnosticadas com câncer através dos exames realizados durante o Mutirão e já estão em tratamento. Dona Maria Eunice Fonseca Mendes, de 55 anos, anualmente fazia exames de prevenção e mamografias, e não sentia sintoma nenhum. Em 2013 quando esta passava pela Praça Doutor Carlos, resolveu parar para fazer os exames durante o Mutirão. Uma mamografia foi realizada e o câncer de mama diagnosticado.

 “Eu estava passando, vi a movimentação e resolvi parar. Não pude fazer o exame na hora, mas eles marcaram e logo após eu fui ao hospital e fiz o exame. Deu positivo. Fiz um ultrassom para confirmar e em fevereiro de 2014 fiz a minha cirurgia. Hoje eu estou bem, só faço fisioterapia e meus últimos resultados foram ótimos”, disse. Maria Eunice ressalta a importância do Mutirão e ainda afirma que as pessoas não podem perder uma oportunidade como esta. “Quem estiver passando pela Praça Doutor Carlos precisa parar porque eu não sentia nada e foi lá que eu descobri que estava com câncer”, aconselha.

Para esta edição, a Associação Presente espera atender cerca de 2.000 pessoas. Serão realizados exames clínicos, mamografias, PSA e outros. Além dos médicos especialistas como oncologistas, radioterapeutas, mastologistas, urologistas, dermatologistas, ginecologistas e nutricionistas que vão auxiliar nas orientações ao público presente.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Dr. Newton Figueiredo, vice-presidente da ACI, defendeu o resgate do futebol local a partir da campanha

Montes Claros – Ação entre amigos da ACI e CDL em prol do Ateneu

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).