Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Técnicos do Cisrun representam o Norte de Minas em congresso no Paraná

Norte de Minas – Técnicos do Cisrun representam o Norte de Minas em congresso no Paraná

Norte de Minas – Técnicos do Cisrun representam o Norte de Minas em congresso no Paraná

Com o tema “Gestão do SUS e o Modelo de Atenção à Saúde: os Municípios e as Soluções”, o encontro reúne gestores e profissionais de saúde de dez estados brasileiros até sexta-feira, 17/04.

Norte de Minas - Técnicos do Cisrun representam o Norte de Minas em congresso no Paraná
Norte de Minas – Técnicos do Cisrun representam o Norte de Minas em congresso no Paraná

Técnicos do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) estão participando do I Congresso das Secretarias Municipais de Saúde das Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, que está sendo realizado no período de 15 a 17 de abril, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Com o tema “Gestão do SUS e o Modelo de Atenção à Saúde: os Municípios e as Soluções”, o Congresso reúne gestores e profissionais de saúde de dez estados brasileiros das três regiões envolvidas, com o propósito de discutir necessidades e avanços rumo a um processo de regionalização negociado.

De acordo com a assessora de diretoria do Cisrun, Patrícia Guimarães, na abertura do evento, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, ressaltou a necessidade de avaliar a real situação das micro e macrorregiões numa perspectiva técnica que possibilite a concepção de um plano regional, com fluxos e monitoramento das pactuações e referências, no sentido de buscar uma atuação mais resolutiva na promoção das políticas públicas de saúde. “Está sendo um momento importante de compartilhamento de experiências, que certamente irá contribuir para a gestão do nosso consórcio, que abrange uma região tão grande e com muitos vazios assistenciais”, pondera.

O Cisrun integra 86 municípios e é responsável pela gestão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na região Norte de Minas, assistindo uma população de mais de 1,5 milhão de pessoas.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

O CONGRESSO

A programação do Congresso privilegia temas como modelos de atenção a saúde e a construção de redes de atenção e continuidade do cuidado. Durante os três dias estão sendo realizadas palestras temáticas e oficinas ministradas por profissionais de expressão nacional, rodas de conversa e mostra de experiências dos 10 Colegiados de Secretários de Municipais de Saúde (Cosems) que compõem as regiões referidas, promovendo a participação efetiva dos municípios.

O diretor executivo do Cisrun, que também é vice-presidente do Colegiado dos Secretários Executivos dos Consórcios Intermunicipais de Saúde de Minas Gerais (Cosecs), Edinardo Rodrigues Lopes, e está participando do evento, ressalta a importância do compartilhamento de experiências e conhecimento. “O congresso conta com a participação de secretários, prestadores de serviços de saúde contratualizados e por meio de entidades filantrópicas e por consórcios, universidades e sociedade em geral, e a possibilidade de construção a partir do compartilhamento de experiências entre esse público é muito rica, por isso a importância do Norte de Minas estar representado, através do Cisrun”, avalia.

Os estados representados no Congresso Regional são Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A organização é compartilhada pelos Conselhos Estaduais e Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná e a Organização Pan-Americana da Saúde são apoiadores do evento.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).