Inicio » Educação » Cursos » Volta às aulas do ‘TIM ARTEDUCAÇÃO’ em Montes Claros

Volta às aulas do ‘TIM ARTEDUCAÇÃO’ em Montes Claros

Volta às aulas do ‘TIM ARTEDUCAÇÃO’ em Montes Claros

O programa comemora os bons resultados em 14 anos de atuação com mais de 65 mil alunos que já participaram das oficinas em 13 cidades mineiras.

Volta às aulas do 'TIM ARTEDUCAÇÃO' em Montes Claros
Volta às aulas do ‘TIM ARTEDUCAÇÃO’ em Montes Claros

Está aberta a nova temporada de arte, cultura e conhecimento! As aulas do TIM ArtEducAção estão de volta com todo o vapor nas 13 cidades que participam do programa. Ao longo de 14 anos o programa já atendeu mais de 65 mil crianças e adolescentes com a missão de transformar vidas por meio da arte e da cultura, provocando a experimentação da arte através da vivência prática nas oficinas. Além de impactar políticas públicas desenvolve ações que criam possibilidades de envolvimento da sociedade como grande incentivadora para o crescimento pessoal e intelectual dos jovens. O programa está presente nas cidades mineiras de Araxá, Barbacena, Belo Horizonte, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Poços de Caldas, Ponte Nova, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa. Transformação de vidas por meio da arte.

Para Marcelo Soares de Andrade, idealizador do TIM ArtEducAção, a volta às aulas marca o inicio das atividades e a preparação dos alunos e professores para as apresentações ao longo do ano, além de criar uma grande expectativa na comunidade escolar. “Durante as oficinas do TIM ArtEducação observarmos um crescimento e um fortalecimento artístico nas cidades onde atuamos. É a arte mostrando que é possível construirmos uma sociedade diferente. Por meio da arte transformamos vidas e a consciência de todos que entram em contato com ela. Com o retorno das aulas, estamos dando continuidade dos trabalhos com a expectativa de expandir os olhares, aumentar a autoestima e firmar um compromisso maior para com o outro”.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

O ano de 2015 ainda marca o reencontro do programa TIM ArtEducAção com o Secretário de Cultura de Minas Gerais, Ângelo Oswaldo. “Estamos muito felizes com esse reencontro. O TIM ArtEducAção nasceu durante a gestão de Ângelo Oswaldo quando era Secretário de Cultura do Estado durante o governo Itamar Franco. A sua participação foi de extrema importância para implementação do programa em Minas Gerais, pois ele sempre esteve próximo do povo e acreditou no poder transformador da arte e da cultura na vida de muitos jovens. Nós do TIM ArtEducAção brindamos com muita entusiasmo o reencontro com o secretário Ângelo Oswaldo” finaliza Marcelo Andrade.

Para o secretário de Cultura de Minas Gerais, Ângelo Oswaldo, o reencontro é marcado por muita alegria e satisfação. “Retornar a gestão da Secretaria de Cultura do Estado e reencontrar o programa concebido por Marcelo  Andrade com ótimos resultados é animador. Ele recebeu a chancela da cultura em Minas Gerais pela relevância e pelos objetivos culturais alinhados com a educação. O TIM ArtEducAção baseia-se na interação entre os objetivos culturais e público estudantil, pois o programa dissemina informação de alta qualidade e alcança vários municípios mineiros, destacando-se pela descentralização. O Marcelo Andrade foi por 12 anos o secretário de Cultura de Viçosa e coordenador cultural da Universidade Federal de Viçosa, por isso ele é considerado um dos grandes e mais dinâmicos produtores culturais do Estado e apresentou um projeto de alta significância social e a TIM recebeu o mérito de apoiar”.

Várias novidades marcam o retorno das aulas do TIM ArtEducAção. A primeira delas é o inicio das atividades do programa em Belo Horizonte. Cinco escolas da rede pública de ensino da capital receberão as oficinas de arte digital. No interior, Juiz de Fora comemora o inicio das aulas com novas parcerias, a Estação Palco fará coordenação do programa na cidade e a Casa de Cultura Evailton Vilela, que fará a coordenação das oficinas de arteducação digital. Já  Ponte Nova está inundada de expectativa, entusiasmo e emoção pelo retorno do TIM ArtEducAção a cidade.

“Estamos muito animados com o retorno das aulas, além da grande expectativa de todas as cidades para iniciar as oficinas. Os professores e os alunos estão entusiasmados para começar a construção dos espetáculos, principalmente pelos belos resultados obtidos durante o workshop para os arteducadores realizado em novembro, em Sabará” afirma Virgínia Bittencourt Moura, coordenadora executiva do programa TIM ArtEducAção.

Para abrilhantar ainda mais as atividades, atrizes globais consagradas e escritores renomados participarão das atividades do programa nas cidades no mês de abril. Durante o encontro as atrizes farão a leitura de trechos das obras dos escritores e os escritores falarão da sua vida e obra. A série de diálogos para a construção dos espetáculos será oferecido também em todas as cidades atendidas pelo programa. “Esse é apenas o inicio da caminhada que teremos no decorrer do ano, mas a nossa expectativa é a melhor de todas, principalmente com todas as atividades previstas e que serão desempenhadas com qualidade e louvor por todas as oficinas” conclui o idealizador Marcelo Andrade.

Em Montes Claros, as atividades do TIM ArtEducAção dão continuidade às aulas de ballet, capoeira, percussão,  artes plásticas, circo e arte digital. “Os alunos estão muito entusiasmados com o retorno das aulas e se preparando para a construção dos espetáculos. Começamos a trabalhar as aulas de forma bem lúdica para o melhor aproveitamento dos alunos. É uma festa quando o professor chega e isso nos deixa muito orgulhosos do nosso trabalho. É a confirmação que estamos fazendo um trabalho que é capaz de transformar a vida de crianças e adolescentes” afirma o articulador local, Leonardo Mendes Araújo. São oferecidas pelo programa 250 vagas para as oficinas em 12 escolas da rede pública, direta e indiretamente. O programa é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, o Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a Legião da Boa Vontade e o Projeto Juventude Cidadã.

A Universidade Federal de Viçosa realiza constante uma pesquisa para conhecer os ambientes familiar, socioeconômico, cultural e educacional de todos os envolvidos no Programa. Os resultados alcançados sempre foram positivos. Em 2013, 100% das escolas reconheceram o TIM ArtEducAção como eficiente em sua proposta, transformador, revelador de talentos e grande incentivador da cultura. E 100% afirmaram, também, que o programa complementa a formação escolar e social, influindo positivamente no processo de aprendizagem e na melhoria do interesse por parte dos alunos, para a realização das tarefas. Entre o poder público e prefeituras, 100% afirmaram haver transformação na vida das crianças e jovens do Programa. E 100% dos articulares e do poder público e 82% das escolas afirmaram que houve impacto nas políticas públicas do município. Entre as crianças e adolescentes, 87% deles acreditam que as oficinas artísticas representam a oportunidade para aprender algo novo, mudar de vida e uma ocupação para o tempo livre. Os familiares dos alunos também reconhecem a importância das atividades, 98% dos entrevistados afirmaram que consideram o programa excelente, muito bom e bom e que as suas expectativas estão sendo alcançadas e  89% dos pais das crianças e jovens envolvidos afirmaram que os filhos estão frequentando regularmente as oficinas.

TIM ArtEducAção

Realizado desde 2001, o Programa TIM ArtEducAção já atendeu mais de 65 mil crianças e adolescentes, da rede pública de ensino, em oficinas artísticas, ministradas em 13 cidades mineiras. O Programa é coordenado pela ONG Humanizarte e patrocinado pela empresa TIM por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).