Inicio » Montes Claros » Professora emérita Yvonne Silveira: missa de 7º dia será celebrada nesta quinta, às 19 horas

Professora emérita Yvonne Silveira: missa de 7º dia será celebrada nesta quinta, às 19 horas

Professora emérita Yvonne Silveira: missa de 7º dia será celebrada nesta quinta, às 19 horas

Yvonne de Oliveira Silveira, professora emérita da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Yvonne de Oliveira Silveira, professora emérita da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Será celebrada nesta quinta-feira, às 19 horas, na Capela do Colégio Imaculada Conceição, a missa de sétimo dia pelo falecimento da escritora Yvonne de Oliveira Silveira, professora emérita da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Presidente da Academia Montesclarense de Letras (AML), ela também foi uma das autoras do hino da instituição.

Em decorrência do falecimento da professora Yvonne Silveira, foi decretado luto oficial na Universidade por três dias. A escritora, que faleceu aos 100 anos no último dia 17, recebeu homenagem especial durante as comemorações dos 53 anos de criação da Unimontes, em maio de 2014, tendo em vista seus relevantes serviços prestados ao ensino superior do Norte de Minas.

Yvonne Silveira contribuiu diretamente para a criação dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas. Participou da instalação da antiga Fundação Educacional Luiz de Paula (FELP). Ela graduou-se em Letras, na primeira turma da FELP, que foi incorporada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil), primeira unidade da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), transformada na atual Unimontes.

BIOGRAFIA

Filha do farmacêutico Antônio Feliciano de Oliveira e da dona de casa Cândida Peres de Oliveira, Yvonne de Oliveira Silveira nasceu em Montes Claros em 30 de dezembro de 1914. Graduou-se em Letras pela antiga Fafil, da extinta Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), atual Unimontes.

Antes da formação superior com o curso Magistério, era professora da antiga Escola Normal de Montes Claros, atual Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro. Também já escrevia crônicas e poesias. Yvonne Silveira lecionou na Unimontes as disciplinas de Teoria da Literatura e Literatura Portuguesa no curso de Letras.

Ela escreveu um grande número de crônicas, ensaios e poesias. Entre outras obras, em parceria com seu marido Olyntho Silveira (também já falecido), publicou o livro “Brejo das Almas”. Em parceria com Maria José Colares Moreira, editou o livro “Montes Claros de ontem e hoje”. Juntamente com a professora Clarice Sarmento, foi uma das autoras do hino da Unimontes, institucionalizado dentro das comemorações do jubileu de ouro da Universidade.

A professora emérita da Unimontes também integrou o Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros (IHG/MOC), a Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco (Aclecia) e a Academia Feminina de Letras de Montes Claros.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Mortes por afogamento crescem 14% em Minas Gerais

MG – Mortes por afogamento crescem 14% em Minas Gerais

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.MG – Mortes …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).