Inicio » Educação » Enem 2016 » Adesão da Unimontes ao Sisu: estudantes devem ficar atentos para inscrições ao Enem

Adesão da Unimontes ao Sisu: estudantes devem ficar atentos para inscrições ao Enem

Adesão da Unimontes ao Sisu: estudantes devem ficar atentos para inscrições ao Enem

Adesão da Unimontes ao Sisu: estudantes devem ficar atentos para inscrições ao Enem
Adesão da Unimontes ao Sisu: estudantes devem ficar atentos para inscrições ao Enem

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) iniciou os trabalhos efetivos para adesão ao Sistema de Seleção Unificada – Sisu –, do Ministério da Educação (MEC), o que determinará o ingresso nos seus cursos de graduação a partir do primeiro semestre de 2016. As ações são desenvolvidas por um grupo de trabalho instituído por intermédio de portaria assinada pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela.

Quando a Unimontes aderir ao Sistema, o Sisu substituirá o antigo vestibular, com a seleção para os cursos de graduação sendo feita a partir das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A presidente do grupo de trabalho e pró-reitora adjunta de Ensino, professora Francely Aparecida dos Santos, lembra que este procedimento de adesão não interfere na realização do 2º Processo Seletivo/2015, cujas provas serão aplicadas em 28 de junho. Neste vestibular de meio de ano, serão preenchidas 719 vagas em 30 cursos pelo sistema tradicional e as inscrições podem ser feitas até oito (8) de maio, somente pela internet (www.cotec.unimontes.br).

ENEM

Por outro lado, a pró-reitora adjunta ressalta que, diante da possibilidade de adesão da Unimontes ao Sisu, o candidato interessado deverá obrigatoriamente fazer parte do Enem/2015, cujas inscrições começam em maio e as provas deverão ser aplicadas em novembro – o calendário ainda será divulgado pelo Ministério da Educação.

“É preciso que os estudantes fiquem atentos, pois, para se inscreverem no Sisu no primeiro semestre de 2016, todos deverão participar das provas do Enem/2015”, observa.

PAES – A professora Francely dos Santos esclarece que a adesão ao Sisu não vai implicar em nenhuma mudança no Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (PAES), que está mantido normalmente, sob coordenação da Comissão Técnica de Concursos (Cotec). Outro aspecto observado é que os cursos de educação a distância e os cursos com provas de habilitação específica, como de Artes Música, não podem ser inseridos no Sisu.

PRAZO

A presidente do grupo de trabalho informa que a Unimontes terá de encaminhar comunicado oficial ao MEC até setembro, como forma de efetivar a adesão ao Sisu. Dando continuidade às ações, as notas e pesos de cada curso da Unimontes no Sistema de Seleção Unificado do MEC já foram discutidos no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex).

FIQUE LIGADO 

Adesão ao Sisu pela Unimontes

Quando vai acontecer: prevista para o primeiro semestre de 2016

O que muda: Se a proposta da Unimontes for aprovada pelo MEC, o Sisu substituirá o antigo vestibular. A seleção de candidatos para o ingresso nos cursos de graduação passa a feita a partir das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Inscrição ao ENEM – Para concorrerem ao Sisu no primeiro semestre de 2016, os candidatos deverão participar das provas do Enem/2015, cujas inscrições deverão iniciar em maio.

2º Processo Seletivo da Unimontes – inalterado; provas no sistema tradicional. As inscrições poderão ser feitas até 8 de maio, pela internet (www.cotec.unimontes.br).

Não sofre nenhuma mudança – Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (PAES) é mantido normalmente. Cursos de educação a distância e os cursos com provas de habilitação específica, como de Artes Música, não podem ser inseridos no Sisu.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).