Inicio » Internacional » Ásia » Ásia – Novo terremoto com 7,3 graus atinge o Nepal nesta terça e causa mais de 40 mortes

Ásia – Novo terremoto com 7,3 graus atinge o Nepal nesta terça e causa mais de 40 mortes

Ásia – Novo terremoto com 7,3 graus atinge o Nepal nesta terça e causa mais de 40 mortes

Ásia - Novo terremoto com 7,3 graus atinge o Nepal nesta terça e causa mais de 40 mortes
Ásia – Novo terremoto com 7,3 graus atinge o Nepal nesta terça e causa mais de 40 mortes

Quem vive no Nepal passou por momentos de pânico nesta terça-feira (12) durante um novo terremoto, de magnitude 7,3, que atingiu o país, devastado por um forte tremor em 25 de abril. Pelo menos 42 pessoas morreram e 1.117ficaram feridas, segundo as autoridades.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Os habitantes da capital nepalesa correram para as ruas no momento do terremoto, que durou quase um minuto e começou às 12h35 locais. O epicentro foi registrado perto da fronteira com a China, 76 km ao leste de Katmandu e a apenas 18,5 km de profundidade, segundo o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Parlamentares sentiram os tremores e tiveram que sair às pressas, interrompendo a sessão:

O fenômeno, que meia hora depois provocou um tremor secundário de 6,3 graus, segundo o USGS, acontece 17 dias depois do terremoto de 7,8 graus que deixou quase 7.800 mortos no Nepal.

O tremor também foi sentido na região Norte da Índia, especialmente em Nova Délhi, onde os imóveis tremeram e as pessoas correram desesperadas para as ruas.

Vídeo mostra momento em que tremor derrubou um edifício em Nova Délhi:

No Nepal, todas as mortes aconteceram no distrito de Chautara, ao leste de Katmandu, em grande parte devastada pelo terremoto de 25 de abril.

O primeiro terremoto desta terça-feira (12) durou quase um minuto e provocou o acionamento das sirenes de emergência.

“Nós sentimos e logo vimos que as pessoas começavam a correr”, afirmou Suresh Sharma, que estava em uma feira no momento do terremoto.

“Fiquei com muito medo e foi difícil sair”, completou o homem de 63 anos.

“Quando aconteceu o grande terremoto (de 25 de abril) saí correndo de casa e consegui escapar. Este terremoto foi como aquele. Não consigo acreditar que voltamos a passar por isto”.

Moradores aterrorizados

Apesar do tremor desta terça-feira (12) não ter sido tão intenso como o de 25 de abril, muitos moradores estavam em pânico com a possibilidade de desabamento dos imóveis, já fragilizados pelo terremoto anterior.

As autoridades nepalesas anunciaram o fechamento do aeroporto internacional de Katmandu pouco depois do novo terremoto.

Pramita Tamrakar, que acabara de reabrir a loja de móveis que a família administra, afirmou que ao sentir o tremor correu para a rua com os filhos, de 8 e 12 anos.

“Pensávamos que os tremores haviam parado e que poderíamos voltar a trabalhar”, explicou a mulher.

“Não entendo o que acontece. Ouvi as notícias anteontem, o risco era pequeno, não voltaria a acontecer… E agora tivemos um grande terremoto. Estou com muito medo. Meus filhos estão com muito medo”, completou.

A polícia nepalesa fez um apelo para que a população permaneça nas ruas e evite saturar a rede de telefonia celular.

“Por favor permaneçam em espaços abertos, nos ajudem a manter as vias acessíveis, não saturem a rede de telefonia. Sugerimos que usem SMS”, afirma uma mensagem da polícia em sua conta no Twitter.

O Centro Nacional de Operações de Emergência também usou a rede social para um apelo: “Rezem ao Todo-Poderoso para que mantenha a salvo todos os nepaleses nestes momentos difíceis”.

Da AFP

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).