Inicio » Cultura NM » Norte de Minas – Festival para marcar época em Grão Mogol

Norte de Minas – Festival para marcar época em Grão Mogol

Norte de Minas – Festival para marcar época em Grão Mogol

O Festival de Inverno de Grão Mogol – Circuito Lago de Irapé, versão 2015, de 14 a 19 de julho, vai marcar época. É o que esperam o prefeito de Grão Mogol, Jéferson Figueiredo, e o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), João Canela. E não será pra menos porque a cargo Marina Ribeiro Queiroz, da Unimontes, e o secretário de Cultura da Prefeitura de Grão Mogol, Rogério Figueiredo, a organização do festival começou ao término do evento do ano passado.

O Festival de Inverno de Grão Mogol – Circuito Lago de Irapé, versão 2015, de 14 a 19 de julho, vai marcar época.
O Festival de Inverno de Grão Mogol – Circuito Lago de Irapé, versão 2015, de 14 a 19 de julho, vai marcar época.

O friozinho que começa a fazer na região e é sentido na pele como um sinal positivo para o sucesso do festival estimula os ânimos dos que diretamente participarão do evento representando os 12 municípios integrantes do Circuito Lago de Irapé. Quem vier a Grão Mogol com o intuito de participar do festival vai encontrar infraestrutura para se hospedar e uma quantidade diversificada de eventos, que é pra não esquecer nunca mais.

JUVENTUDE

Um ponto importante para o sucesso do festival deste ano é a participação da juventude. Esta foi uma das preocupações do prefeito Jéferson, manifestada desde a primeira reunião realizada no clube O Garimpeiro, em março, tendo em vista os preparativos. Daqui pra frente, até a abertura do festival, a intenção é divulgar o evento de maneira que repercuta no Brasil inteiro.

Todas as escolas municipais e estaduais dos 12 municípios do circuito deverão participar do evento, cuja programação ainda não está fechada, segundo informa Marina Queiroz. Desta vez, a intenção é dar à histórica Rua Direita, a principal de Grão Mogol, o reconhecimento do valor que ela tem.

ABERTURA

A abertura do festival será na Praça da Matriz, aproveitando o máximo da beleza da igreja construída por escravos, com recursos do Barão de Grão Mogol, Gualtér Martins Pereira, do pai dele, Caetano Martins Pereira e da população em geral, numa época de efervescência do garimpo de diamantes, quando o município chegou a abrigar uma população de cerca de 100 mil pessoas.

A abertura oficial será feita às 19h do dia 14 de julho e em seguida os componentes da Banda de Música do 50º Batalhão da Polícia Militar, de Montes Claros, corporação que está completando 240 anos, farão apresentação a partir das 20h.

CANÇÃO

Do dia 16 a 18, às 21h, será realizado o Festival da Canção, sob a coordenação do professor Fábio, na Praça Beira-Rio, em um palco. No dia 16, “Anjos e Pastores”, de Grão Mogol, estarão se apresentando. Mais tarde, Diamante Vivo, também de Grão Mogol, fará apresentação.

No dia 17, das 19h às 21h, artistas do Circuito Lago de Irapé estarão mostrando por todos os cantos e na Rua Direita, principalmente, os seus talentos. No dia seguinte, a partir das 17h, o Grupo de dança de Roda “Caboclos do Surubim”, de Chapada do Norte, fará apresentações. Uma hora depois será a vez da Banda de Musica “Corporação Euterpe Homero Maciel”, de Turmalina.

Dia 18, às 19h “Amantes da Viola”, de Veredinha, farão apresentação artística. Às 20h, a Unimontes oferecerá uma “Roda de Choro”, sob a coordenação do professor Beto e Guilherme Meira, da Casa da Cultura, onde acontecerá, do dia 15 a 17, das 14h às 17h, palestras a serem organizadas pela Pró-Reitoria de Extensão e a Prefeitura Municipal de Grão Mogol.

No dia 16, às 19h, será lançado o livro “Um amor verdadeiro”, de Ruy Tupinambá. E às 20h “Camerata de Violões”.

No clube “O Garimpeiro”, de 15 a 19, haverá uma programação especial que vem sendo montada pelo professor Leonardo, com oficina de teatro às 16h e oficina de dança de salão, às 18h, e oficina de Jazz. Haverá também um espetáculo com Eliana Delfino e Ruy Tupinambá.

RUA DIREITA

A Rua Direita deverá entrar em ebulição, a partir das 21h do dia 14 de julho, com apresentações de grupos regionais. No dia 15, às 19h, haverá seresta Luar do Sertão de Grão Mogol; 20h seresta de Vozes de Prata/ Unimontes; dia 17, às 20h, Grupo Saruê; dia 18, às 11h, grupo de Dança Infantil de Botumirim; às 12h, grupo de Maracatu; 14h, Acadêmicos do Samba.

No Rodomercado, dia 17, às 8h, grupo de folia de Botumirim; às 9h, Grupo Saruê; às 10h, artistas da Terra. Dia 18, às 8h, “Encontro de Motociclista”, sob a coordenação do professor Gilson e Marcelo.

Haverá na Creche, de 15 a 17, das 14h às 17h, oficinas a serem organizadas pela Pró-Reitoria de Extensão e pela Prefeitura de Grão Mogol. No restaurante Casarão, de 14 a 19, o geólogo André Banko fará exposição “Flora Regional”. Para o dia 18 está programada uma caminhada pela Trilha do Barão.

Por Alberto Sena

PUBLICIDADE

///////////////////////////

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).