Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Saúde Bucal capacita profissionais para atendimento de pacientes especiais em Montes Claros

Montes Claros – Saúde Bucal capacita profissionais para atendimento de pacientes especiais em Montes Claros

Com o objetivo de fortalecer a rede de atendimento na área de Saúde Bucal no norte de Minas a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros(SRS) promoveu nesta sexta-feira(15), Capacitação para encaminhamento de Pacientes Especiais ao serviço de Odontologia Hospitalar em Montes Claros, no Auditório da Associação dos Municípios Mineiros da Área da Sudene(AMAMS).

Montes Claros - Saúde Bucal capacita profissionais para atendimento de pacientes especiais em Montes Claros
Montes Claros – Saúde Bucal capacita profissionais para atendimento de pacientes especiais em Montes Claros

A Capacitação teve participação de 160 coordenadores de Saúde Bucal e gestores municipais de saúde dos 86 municípios sob jurisdição da SRS, conforme informações da referência Técnica de Saúde Bucal da SRS, Denise Silveira que falou também sobre o serviço oferecido. “Esta capacitação é de suma importância para o bom funcionamento do serviço de odontologia hospitalar e, consequentemente, da Rede de Saúde Bucal em nossa região, além de melhorar a qualidade do atendimento à população e agilizar os processos”.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Durante a capacitação foram detalhadas as orientações quanto ao preenchimento de formulários, a seleção correta dos casos que devem encaminhados para este serviço, o fluxo de referência e contra-referência, as responsabilidades dos municípios de residência dos usuários, entre outras informações.

Os participantes da capacitação como Secretária Municipal de Saúde de Itacarambi, Marisa Fernandes Dias puderam tirar suas dúvidas e entender o fluxo de encaminhamento. “Esse encontro é essencial por que é um momento em que a gente discute a atenção em rede ao portador de necessidade especial e que tem muita dificuldade de acesso. Hoje nós vivemos momento muito importante onde estamos alinhando esse o pensamento junto com o Estado, para melhorar esse atendimento a esse paciente”.

O serviço de odontologia hospitalar atende aos seguintes casos: Atendimento eletivo de Pessoas com necessidades especiais, cuja tentativa de atendimento odontológico não tenha obtido êxito na Atenção Primária à Saúde; Atendimento na Urgência e Emergência da Traumatologia Bucomaxilofacial  e atendimento eletivo de Pessoas com Deformidade Crânio Facial. Fazem parte da rede de atendimento hospitalar o Hospital Santa Casa de Montes Claros, A Fundação Hospitalar Dilson Godinho e o Hospital da Baleia – Belo Horizonte.

A coordenadora de saúde bucal do município de Montes Claros, Marinilza Soares Mota fala sobre a parceria entre os municípios e a qualidade do serviço oferecido à população. “Existe uma parceria e uma pactuação estabelecida na Macrorregião, entre os 86 municípios com Montes Claros a questão da ortodontia hospitalar. Este serviço é de excelência no atendimento, humanizado, organizado, onde o ir e vir dos pacientes é estabelecido com muita responsabilidade. A Superintendência tem sido um aliado importante com apoio constantes das referências técnicas de saúde bucal e monitoramento desse trabalho”.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros - PM procura por autores de roubo a posto de saúde no bairro Morada do Sol

Montes Claros – PM procura por autores de roubo a posto de saúde no bairro Morada do Sol

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).