Inicio » Educação » Enem 2016 » Educação – Unimontes adere ao SISU / Vestibular 01/2016 será pelo ENEM

Educação – Unimontes adere ao SISU / Vestibular 01/2016 será pelo ENEM

Candidatos devem ficar atentos ao prazo de inscrição.

O próximo processo seletivo 01/2016 da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) será pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A informação foi divulgada pela Pró-reitora de Ensino que esclarece que, a partir de agora, o ingresso de novos alunos em cursos de graduação da Unimontes será por meio do Sisu do Ministério da Educação (MEC). A adesão substitui o tradicional vestibular aplicado pela Comissão Técnica de Concursos (COTEC).  A adesão foi aprovada pelo Conselho Universitário (CONSU).

Educação - Unimontes adere ao SISU / Vestibular 01/2016 será pelo ENEM
Educação – Unimontes adere ao SISU / Vestibular 01/2016 será pelo ENEM

A adesão ao Sisu não implica em nenhuma mudança no Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (PAES), que está mantido normalmente, sob coordenação da Cotec. Os cursos de educação a distância e os cursos com provas de habilitação específica, como de Artes Música, não podem ser inseridos no Sisu.

O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, informa que o governo federal direciona para as universidades estaduais o desafio de abraçar o Enem como forma de ingresso. “A Unimontes, há algum tempo, vem atuando por meio de um grupo de trabalho, com o objetivo de construir e validar as condições técnicas para que possamos formalizar a decisão de aderir ao SISU, e nesse sentido, considero que a adesão fortalece a qualidade da entrada dos nossos estudantes, e ao mesmo tempo, reforça a inclusão social que amplia o processo seletivo de grandes universidades para estudantes de escolas públicas e de cidades do interior, sem tirar a autonomia das instituições.”, explicou u o reitor.

Com a adesão ao Sisu, a seleção de novos alunos considerará, exclusivamente, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O detalhamento sobre número de vagas, pesos, políticas afirmativas e percentual de vagas para o sistema de cotas, em 2016, será divulgado pela Unimontes, ainda neste semestre. Os cronogramas do Enem 2015 e do Sisu ficam a cargo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) /MEC.

A pró-reitora adjunta de Ensino, professora Francely Aparecida dos Santos, ressalta que os interessados devem ficar atentos aos prazos de inscrição para o ENEM que será de 25 de maio a 05 de junho e as provas em outubro. “A partir de agora, o candidato que tiver interesse em estudar na Unimontes deve, obrigatoriamente, se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. É preciso ficar atento, pois essa inscrição ocorre somente uma vez ao ano, bem como as inscrições para o SISU. São essas inscrições que definem a possibilidade de os candidatos ingressarem na Universidade.”, informou a pró-reitora adjunta.

Ela lembra também que a adesão ao Sisu não significa perda de autonomia da Universidade. “Cada uma pode instituir, por exemplo, pesos diferentes por área e por curso”, afirmou.

Mais informações sobre o exame de 2015, o candidato pode consultar a página do Enem na internet e pelo telefone 0800-616161. O Edital do Inep nº 6/2015, com as diretrizes, procedimentos e prazos da edição deste ano do Enem, foi publicado no Diário Oficial da União de 18 de maio (download do arquivo).

HISTÓRICO DA UNIMONTES 

A Universidade Estadual de Montes Claros possui 52 anos de Ensino Superior. Atualmente, a Unimontes conta com aproximadamente 12 mil alunos em 98 cursos, sendo 56 regulares de graduação e os demais modulares, licenciatura, graduação a distância, técnico‐profissionalizantes (presenciais e a distância), pós‐graduação Lato sensu (presenciais e a distância) e Stricto sensu (próprios e interinstitucionais). A Instituição Pública já diplomou mais de 50 mil profissionais nos em seus cursos de graduação nas mais diversas áreas do conhecimento. A Unimontes atua, prioritariamente, na vasta região do Norte de Minas, que abrange uma área superior a 196 mil km², correspondente a 40% da área total do Estado, incluindo as regiões Norte, Noroeste e os Vales do Jequitinhonha, do Mucuri e do Urucuia. Além do campus-sede, conta com 11 campi nessas regiões. A Universidade alcança população superior a dois milhões de habitantes. 

TIRA DÚVIDAS

Unimontes adere ao Sisu

Quando? Processo seletivo 01/2016 (provas aplicadas em janeiro pelo Ministério da Educação-MEC)

Como participar? Os interessados em participar do processo seletivo da Unimontes devem se inscrever no ENEM/2015

O que muda: O Sisu substitui o antigo vestibular. A seleção de candidatos para o ingresso nos cursos de graduação passa a ser feita a partir das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Inscrição ao ENEM – Para concorrerem ao Sisu no primeiro semestre de 2016, os candidatos deverão participar das provas do Enem/2015.

Prazo de inscrição: 25 de maio a 05 de junho/2015 (provas em 24 e 25 outubro/2015)

2º Processo Seletivo/2015 da Unimontes – inalterado; provas no sistema tradicional. Processo em andamento sob a responsabilidade da Comissão Técnica de Concursos- Provas em 28 de junhowww.cotec.unimontes.br e inscrições até 08/06/2015

Não sofre nenhuma mudança – Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (PAES) é mantido normalmente. Cursos de educação a distância e os cursos com provas de habilitação específica, como de Artes Música, não podem ser inseridos no Sisu.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Um a cada cinco jovens mineiros é "nem-nem", que nem trabalha nem estuda

MG – Um a cada cinco jovens mineiros é “nem-nem”, que nem trabalha nem estuda

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. MG – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).