Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Campanha nacional de vacinação contra a gripe será prorrogada

Montes Claros – Campanha nacional de vacinação contra a gripe será prorrogada

Mina Gerais - Campanha nacional de vacinação contra a gripe será prorrogada
Mina Gerais – Campanha nacional de vacinação contra a gripe será prorrogada

O Ministério da Saúde informa que foi prorrogada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe até o dia 05/06/2015, visto que ainda não foram alcançadas as metas preconizadas. A meta é vacinar, pelo menos, 80% de cada um dos grupos prioritários para a vacinação a fim de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe, na população alvo para a vacinação.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

O público-alvo da campanha são os adultos com 60 anos ou mais de idade, as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as gestantes, as puérperas ( mulheres com até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.  A meta é vacinar 80% desse público, em 2014, o estado alcançou 88,76% de cobertura.

Em Minas Gerais de 4.099.3373 mil pessoas foram imunizadas contra a gripe 2.139.951 com cobertura de 52,02%.

Nos 53 municípios sob jurisdição da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) já foram vacinados 107.600(51,75%), ao todo foram disponibilizadas 239 mil doses da vacina para a região.

Em Montes Claros, 41,68% da população foi imunizada.  As vacinas estão disponíveis para a população em 27 unidades de saúde. Para mais informações sobre os locais de vacinação ligue no (38) 3229-4353.

Contraindicações

A vacina contra a influenza sazonal não deve ser administrada em: Pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia severa relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina e Pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores também contraindicam doses subsequentes.

Cuidados para evitar o contágio

De acordo com a referência técnica em Imunização da SRS, Josianne Dias Gusmão, as infecções virais respiratórias agudas ocorrem com mais frequência nos meses do inverno e outono. “As mudanças climáticas bruscas e a falta de umidade do ar que é constante no norte de Minas, são propícias para a transmissão da gripe e por esse motivo, as pessoas devem estar atentas e se vacinar o quanto antes”.

A transmissão do vírus da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Dr. Newton Figueiredo, vice-presidente da ACI, defendeu o resgate do futebol local a partir da campanha

Montes Claros – Ação entre amigos da ACI e CDL em prol do Ateneu

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).