Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Campanha Pura Vida da Funorte realiza plantio de árvores e distribuição de redutores

Montes Claros – Campanha Pura Vida da Funorte realiza plantio de árvores e distribuição de redutores

Alunos do terceiro ano do Colégio Ímpar, em parceria com acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Faculdade Fasi, realizaram ação em prol do meio ambiente, plantando e entregando mudas nas ruas adjacentes a Fasi. O objetivo da ação, segundo a Diretoria Geral da Funorte é incentivar a comunidade a plantar, cultivar diferentes espécies, e estimular o consumo consciente de água. Os estudantes distribuíram mudas de mamão, goiaba, ipê roxo e amarelo, bem como redutores de vazão de água.

Montes Claros - Campanha Pura Vida da Funorte realiza plantio de árvores e distribuição de redutores
Montes Claros – Campanha Pura Vida da Funorte realiza plantio de árvores e distribuição de redutores

Segundo a coordenadora do curso de Ciências Biológicas da FASI, Mariana de Castro, “ações que visam preservar a natureza são importantes para o crescimento das crianças, pois a educação ambiental começa e deve começar desde cedo quando as crianças entendem e percebem o valor e a importância de preservar o meio ambiente e o planeta. Quando as crianças aprendem isso, elas têm valores: levam para dentro de casa e cobram dos pais, dizendo – ‘Papai você jogou lixo no chão, a gente tem que economizar água’. Isso é muito importante para termos um futuro melhor para essas crianças e todos nós, na verdade todo mundo espera que instituições de ensino como a Funorte/Soebras, participem e criem campanhas que mobilizem lutar por um ideal com o objetivo comum de preservar o meio ambiente, a sociedade aceita e espera isso da gente. É uma coisa nova para nossa cidade, começando com pequenas ações a criar esse envolvimento da sociedade. Mesmo assim, ainda temos muito para andar, e crescer”, diz Mariana.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Acadêmicos do 5° e 7° período de Ciências Biológicas da FASI ressaltaram a relevância desse projeto para a sustentabilidade do planeta. “Esse projeto Pura Vida ajuda na conscientização das pessoas, tanto das crianças que estão participando, quanto dos adultos sobre a importância do plantio de árvores e de se economizar água, principalmente nesse tempo que estamos vivendo com escassez hídrica. Nossa região nunca chegou a um estado tão grave, o índice de chuva aqui é muito baixo, em outras cidades que a gente vê através de jornais, como São Paulo, já tem que fazer o racionamento de água. Lá as pessoas ficam três, quatro dias sem água. Então isso já vai criando uma conscientização e pensando, se eu economizar agora, a gente não vai ter que passar por isso também, a sociedade tem acolhido muito bem ações como essas. Além de plantar e economizar água é importante a diminuição de resíduos do lixo produzido em casa. Tem muita coisa que os cidadãos podem reaproveitar sem precisar jogar fora”, diz a acadêmica Maria Carolina do 5° período.

De acordo com a diretora do Colégio Ímpar, Fernanda Fernandes os alunos se envolveram e empolgaram com a proposta, colocando em prática um pouco do que eles estavam estudando sobre as plantas e levando a consciência do plantio para outras pessoas.

Consciente e preocupado com a sustentabilidade do planeta. É assim que os se sente o aluno Eder Taene, 8. “Gosto de plantar, pois faz bem a natureza e ajuda a gente a não sofrer com o calor. Traz mais sombras, mais água, mais frutas e alimentos. Não jogue lixo na rua e preserve a natureza. Florestas unidas, jamais serão vencidas”, diz aluno do terceiro ano do Colégio Ímpar.

Já Eduardo Silveira, 8, aluno do Impar revela: “Eu planto porque faz bem para nosso planeta e a gente ganha mais ar. Devemos jogar lixo no lixo, se arrancar plantas, plantar outras árvores, não soltar óleos nos rios, não deixar torneira aberta quando escovar os dentes e não deixar a luz acesa o tempo todo”, ensina.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

A ação teve grande repercussão na Avenida José Correa Machado, onde motoristas paravam no trânsito para receber as mudas e os redutores de água.

Abraço – A calçada da Faculdade Fasi, na rua Nice, recebeu novas moradoras. Lá, os estudantes plantaram diversas mudas de ipês. Os acadêmicos e as crianças do Impar foram acompanhados pela diretora da FASI Sabrina Gonçalves que é uma das incentivadoras da campanha. “Abraçamos o Pura Vida desde o início, e desde então temos realizado diversas atividades que visam a conscientização ambiental de nossos alunos e conseqüentemente de toda comunidade acadêmica e civil. A ideia do plantio surgiu ao observarmos os espaços ociosos na nossa calçada. Convidamos nossos alunos e o colégio Impar e hoje somos responsáveis por cuidar/preservar as mudas”, salienta.

Para a ação, a Funorte recebeu a doação de 150 mudas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que é parceria da Rede Soebras/ Funorte na Campanha Pura Vida.

Por Andreza Lima – Estudante de Jornalismo

Foto: Estevão Mendonça

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).