Inicio » Educação » Educação – Universidades federais de Minas Gerais entram em greve contra cortes

Educação – Universidades federais de Minas Gerais entram em greve contra cortes

Funcionários da Universidade Federal de Viçosa (UFV) entraram em greve na última quninta-feira (30) por tempo indeterminado. Também aderiram os técnicos administrativos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), da Universidade Federal de Lavras (Ufla-MG), da Universidade Federal de Minas Gerais, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), os funcionários acertaram em assembleia  iniciar a greve na próxima segunda-feira (1°).

Educação - Universidades federais de Minas Gerais entram em greve contra cortes
Educação – Universidades federais de Minas Gerais entram em greve contra cortes

A greve de professores e funcionários técnico-administrativos já afeta 48 das 63 universidades federais do país. Eles protestam contra o corte orçamentário das instituições e pedem reajuste salarial de 27%. Na quinta-feira (28), a paralisação afetava 38 instituições.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

Do total de universidades afetadas, em 15 a greve é de professores e funcionários. Em três, apenas os docentes suspenderam as atividades. Nas outras 30 instituições a paralisação é apenas dos funcionários. A greve dos docentes foi aprovada em 18 universidades e a de funcionários, em 4.

Nesta sexta-feira (29), os sindicatos dessas instituições participaram dos protestos que ocorreram em todo o País contra o ajuste fiscal, que também levou a mudanças nos direitos trabalhistas. Outro foco de queixas é a nova lei que amplia a terceirização. As manifestações ocorreram de forma pacífica.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).