Inicio » Montes Claros » Montes Claros – FIAT engaveta projeto da fábrica de tratores em Montes Claros

Montes Claros – FIAT engaveta projeto da fábrica de tratores em Montes Claros

Quando decidiu sigilosamente construir uma fábrica de automóveis em Pernambuco, em 2012, a Fiat tratou de criar uma fantasia para reduzir a enorme decepção dos mineiros com essa nítida infidelidade. Armou-se a justificativa de que a empresa apenas atendia a uma pressão invencível do então presidente Lula. Os mineiros seriam compensados com uma fábrica de tratores da marca CNH (Case New Holand), que seria instalada em Montes Claros.

Montes Claros - FIAT engaveta projeto da fábrica de tratores em Montes Claros
Montes Claros – FIAT engaveta projeto da fábrica de tratores em Montes Claros

A encenação foi típica de uma ópera italiana e levou o então governador Antonio Anastasia a uma viagem a Turim, na Itália, para assinar um protocolo de intenções, em maio de 2012, onde foi recebido com honras que se concede aos príncipes. Mas o tempo mostrou que a ópera era bufa. Três anos se passaram e nada aconteceu. Nem uma única parede foi erguida, um único tijolo foi assentado.

A compensação foi orçada em R$ 600 milhões, valores da época. A Fiat explica que está aguardando a licença ambiental para tocar a obra. Do outro lado, a Secretaria de Meio Ambiente (Semed), informa que desde 2012 a empresa só deu o primeiro passo com o propósito de se obter a licença, que foi o gesto de pro- tocolar um mero pedido de informações. Desde então, a multinacional perdeu todos os prazos para dar se- quência ao processo. O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Montes Claros Reinaldo Landulfo Teixeira confirma que a obra está parada e sequer foi iniciada.

A área doada para a fábrica de tratores e para o cinturão de fornecedores está abandonada e trans-formada num imenso terreno baldio.

Por Matéria Prima

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros - PM procura por autores de roubo a posto de saúde no bairro Morada do Sol

Montes Claros – PM procura por autores de roubo a posto de saúde no bairro Morada do Sol

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).