Inicio » Minas Gerais » MG – Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (5/6)

MG – Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (5/6)

Ao todo, foram vacinados 71% do público-alvo em Minas, o que corresponde a 2,9 milhões de pessoas imunizadas

MG - Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (5/6)
MG – Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (5/6)

Termina nesta sexta-feira (5/6) a campanha de vacinação contra a gripe em Minas Gerais. A meta é imunizar 80% das 4,8 milhões de pessoas que compõem o grupo prioritário no estado, protegendo quem tem mais riscos de desenvolver as formas graves da doença. Ao todo, já foram vacinados 71% do público da campanha em Minas Gerais, o que corresponde a 2,9 milhões de pessoas imunizadas.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Para quem ainda não se vacinou, é importante ficar atento, porque nesta quinta-feira (4/6) é feriado nacional e as unidades básicas de saúde não vão funcionar. Na sexta-feira (5/6), ficará a critério de cada prefeitura decidir sobre o funcionamento da unidade.

A vacina é segura e só não deve ser imunizado quem tem alergia grave a ovo e derivados. Para saber mais sobre a campanha de vacinação contra a gripe acesse o site www.saude.mg.gov.br/gripe. Saiba quem deve se vacinar, formas de prevenção e confira, ainda, a galeria de imagens para compartilhar nas suas redes sociais e fazer parte da campanha.

Mitos sobre a vacina

A vacina contra gripe passa por processos criteriosos de estudo, pesquisa, testes e acompanhamento que avaliam não apenas sua eficácia, mas também sua segurança para o uso das pessoas. O medicamento é atualizado a cada ano, de acordo com recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e após a observação de dados epidemiológicos que indicam quais tipos de vírus estão em maior circulação e que potencialmente podem causar mais casos da doença nos períodos de outono e inverno.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Estudos demonstram que as campanhas de vacinação contra gripe podem reduzir em até 45% o número de internações por doença respiratórias. Além de reduzir de 39% a 75% a mortalidade nos grupos vacinados. A vacina disponível na rede pública para a campanha de 2015 é trivalente e protege contra o vírus Influenza A (H3N2); Influenza A (H1N1) e Influenza B.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) explica que não há a possibilidade de a vacina causar gripe e não há indícios de que provoque outras doenças, como o autismo. Sobre a presença de mercúrio na composição, em forma de timerosal, a SES esclarece que ele é usado para evitar o crescimento de fungos ou bactérias no frasco já aberto da vacina, mas está em uma quantidade muito pequena e sem riscos para a saúde.

Em relação às reações alérgicas em função da vacina, a SES alerta que apenas não devem ser vacinadas pessoas que tem alergia a ovo, já que na composição da vacina há proteínas do ovo de galinha, bem como pessoas com história de reação anafilática em doses anteriores da vacina ou alergias a qualquer outro componente.

Agência Minas

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).