Inicio » Mais Seções » Beleza » Beleza – Vitamina para cachorro para hidratar cabelo? Médicos alertam

Beleza – Vitamina para cachorro para hidratar cabelo? Médicos alertam

Entre os possíveis efeitos do medicamento veterinário Glicopan Pet, usado contra ressecamento dos fios, estão irritação e alergia.

Suplemento vitamínico para animais está sendo usado para hidratar cabelos
Suplemento vitamínico para animais está sendo usado para hidratar cabelos

Quando o assunto é cuidados com os cabelos , algumas mulheres lançam mão dos mais inusitados “tratamentos”. Um dos mais recentes e comentados é a aplicação nos fios de um suplemento vitamínico de uso oral para animais, o Glicopan Pet , que combateria o ressecamento. Antes de correr para o pet shop mais próximo para adquirir o produto, cuidado! Dermatologistas entrevistados  alertam sobre riscos e não o recomendam para esse fim.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Segundo a dermatologista Carla Albuquerque, alguns de seus itens estão presentes em compostos vitamínicos via oral prescritos por médicos para alguns tipos de queda de cabelos, como pantotenato de cálcio, vitaminas do complexo B, metionina, prolina, cisteína. “Mas não indico o uso desse produto para hidratar os cabelos. Possivelmente, pode ter efeitos indesejados, já que não é um produto elaborado nem formulado para esse fim. O veículo utilizado também não foi testado para uso capilar”, explicou.

A dermatologista Susy Rabello, do Hospital Bandeirantes, comentou que tem sido frequente o uso inadequado em pessoas de produtos voltados para animais, com a falsa ideia de que são mais potentes. Como não são testados em seres humanos, pode haver realmente efeitos indesejados. “Quando desviados de sua função para uso em seres humanos, podem induzir a uma irritação no espectro de menor risco com o uso externo até a uma sobrecarga de vitaminas, se o produto conseguir realmente permear as células vivas do couro cabeludo”, listou. “As doses de vitaminas necessárias aos animais são diferentes das necessárias ao ser humano, isso por si só já justifica não usar produtos desse tipo nas pessoas”, enfatizou.

Possível risco de alergia também foi citado pela dermatologista Silvia de Mello, da Clínica Ivo Pitanguy. “Ao usar algo que é para via oral e para animais, não há responsabilidade do fabricante pelo mau uso, sendo assim não teremos o suporte adequado em caso de algum problema”, alertou.

Produtos corretos

A solução segura para cabelos ressecados é apostar em produtos hidratantes produzidos para essa finalidade, como cremes, condicionadores e máscaras capilares. “O uso de substâncias químicas agressivas para modificar a forma dos fios, como escovas progressivas ou a aplicação de temperaturas elevadas das pranchas e secadores, causam danos aos fios que podem ser minimizados com bons produtos hidratantes ou tratamentos com profissionais de boa formação, mas nunca o fio voltará a ser o mesmo que antes do dano produzido”, alertou Susy.

Confira algumas sugestões diferenciadas, listadas pelas dermatologistas:

Bepantol

Bepantol é uma opção segura para hidratar os fios
Bepantol é uma opção segura para hidratar os fios

O Bepantol Derma Solução é um dos produtos lembrados pelas médicas. “Pode ser usado sem prejuízo desde que a pessoa não tenha alergia aos componentes”, comentou a dermatologista Susy. O site da marca recomenda aplicar o líquido nos cabelos limpos, úmidos ou secos, e espalhar com os dedos ou com a ajuda de um pente, sem necessidade de enxágue. “Possui como ativo o dexpantenol, ou vitamina B5, que possui ação hidratante e regeneradora. Coloque uma tampa de bepantol líquido para cada 100 ml de xampu ou condicionador para intensificar a hidratação”, recomendou Carla.

Azeite

Azeite pode ser uma boa alternativa para hidratante capilar
Azeite pode ser uma boa alternativa para hidratante capilar

O azeite pode ser usado como um hidratante capilar. “Basta aquecê-lo um pouco e aplicar por 20 minutos, uma vez por semana, com resultados interessantes”, comentou a dermatologista Silvia.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã, por sua vez, serve como condicionador
O vinagre de maçã, por sua vez, serve como condicionador

O vinagre de maçã, por sua vez, serve como condicionador, “quando aplicado nos fios e enxaguado posteriormente”, ensinou Silvia.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).