Inicio » Montes Claros » Montes Claros – 20º FENICS terá projeto de compensação ambiental

Montes Claros – 20º FENICS terá projeto de compensação ambiental

Todo o gás carbônico produzido a partir da feira será revertido em plantio de mudas

A Fenics acontecerá em setembro, com projeto Carbono Neutro
A Fenics acontecerá em setembro, com projeto Carbono Neutro

A Feira Nacional da Indústria Comércio e de Serviços de Montes Claros – FENICS – é uma das principais feiras de negócios do interior de Minas Gerais, com mais de 100 milhões em negócios para os expositores.  Em 2015, a feira acontecerá no período de 10 a 13 de setembro, no Parque de Exposições João Alencar Athayde. Nesta edição, a Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros – ACI – adotou o projeto “Carbono Neutro”, com plantio de mudas.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

Anualmente, a ACI realiza a Fenics, evento que tem contribuído sobremaneira para a promoção dos empreendimentos do Norte de Minas. A última edição contou com 250 estandes e público de cerca de 100 mil pessoas. “Buscamos inovar sempre e para que a feira ocorra de forma ecologicamente correta, iremos implementar ações sustentáveis em todas as etapas do evento”, afirma Edilson Torquato, presidente da ACI. “Neste sentido, reunimos esforços no sentido de calcular o consumo de energia, água, dentre outros, além de a quantidade de dióxido de carbono (CO2) gerado nos quatro dias da Fenics”, explica.

O plantio será efetivado com mudas de árvores do cerrado doadas pela Lafarge e plantadas pela Associação para a Preservação e o Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas – APADEN –. “Como compensação ambiental por possíveis danos causados, estimamos a realização do plantio de 500 mudas de árvores, em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Montes Claros”, esclarece Geraldo Guedes, presidente da APADEN.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

O plantio ocorrerá em meados de outubro na nascente do Rio Pacuí, com o intuito de recuperação da nascente do rio e como forma de compensação ambiental pelo CO2 gerado pela feira. Para Edilson Torquato, “a iniciativa é interessante porque sensibiliza outros eventos a fazerem a mesma ação de sustentabilidade ambiental”.

 A Fenics, pelo caráter multissetorial, atrai empresas e público de todo o Norte de Minas e sul da Bahia. São expositores dos segmentos da indústria, transporte, veículos, vestuário, arquitetura e decoração, educação, alimentos, panificação, saúde, beleza, moda, lazer, construção civil e tecnologia entre outros setores relevantes para o desenvolvimento do país.

Ainda, todo o resíduo sólido gerado pela Fenics será doado a catadores de lixo. “Nosso objetivo é zerar a poluição gerada e conscientizar para importância da reciclagem, além de gerar renda para os catadores e amenizar os impactos ambientais”, completa Torquato.

A resposta está no efeito estufa, um fenômeno natural que retêm parte do calor dos raios solares e mantêm a temperatura do planeta. Quando a concentração de gases como gás carbônico, metano e óxido nitroso, aumenta este fenômeno é ampliado e mais calor é retido na superfície da Terra, o que estaria, segundo alguns cientistas, relacionado ao aquecimento global e as mudanças climáticas.

Agência Mosaico

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

O responsável pela cirurgia o neurocirurgião César Felipe Gusmão Santiago

Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros realiza cirurgia inédita para retirada de tumor cerebral

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).