Inicio » Mais Seções » Saúde » Combate à Dengue – Escorredor de pratos e vazamento na pia podem atrair o mosquito da dengue; confira cuidados

Combate à Dengue – Escorredor de pratos e vazamento na pia podem atrair o mosquito da dengue; confira cuidados

Quando o assunto é dengue, geralmente ficamos mais atentos a possíveis focos na área externa da casa, esquecendo outros espaços espalhados pela residência. Se não tomarmos alguns pequenos cuidados, a cozinha pode se transformar em mais um criadouro potencial – ambientes nos quais a água parada, por menor quantidade que se acumule, têm todos os “requisitos” para virar um foco do Aedes Aegypti.

Vazamentos na pia da cozinha ou acúmulo de água em objetos como o escorredor de pratos podem atrair o mosquito da dengue (Foto: Free Images)
Vazamentos na pia da cozinha ou acúmulo de água em objetos como o escorredor de pratos podem atrair o mosquito da dengue (Foto: Free Images)

Assim como a geladeira e o gelágua, o escorredor de pratos, muito comum na cozinha, é mais um dos objetos que acumulam água e que pode virar mais um ambiente propício para o mosquito depositar suas larvas. Por isso, nunca esqueça de, após recolher os pratos enxutos do escorredor, despejar a água que ficou acumulada no equipamento. A dica é do gerente de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife, Jurandir Almeida.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Fique atento também a possíveis vazamentos na pia, assim como acúmulo de água ao redor dela. “Esse pinga pinga acumula água na parte interna do balcão. Como é o local que geralmente não vemos, não verificamos. Por isso é importante sempre verificar se está tudo certo com o encanamento. Todo acúmulo de água tem potencial para se transformar em foco”, alerta o especialista.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

Se você costuma deixar jarros de planta espalhados na cozinha – ou em qualquer outro cômodo – é bom também prestar atenção neste hábito. “O importante é sempre colocar a areia no vaso. Quando você tem areia, impede o contato dos ovos com a água”, explica Jurandir Almeida. O ideal é encher o vaso com areia até a borda e sempre deixar a vasilha que fica sob o jarro completamente seca.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

O responsável pela cirurgia o neurocirurgião César Felipe Gusmão Santiago

Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros realiza cirurgia inédita para retirada de tumor cerebral

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).