Inicio » Cultura NM » Norte de Minas – Lançado oficialmente o segundo Festival de Inverno de Grão Mogol

Norte de Minas – Lançado oficialmente o segundo Festival de Inverno de Grão Mogol

Evento acontece no período de 14 a 20 de julho

Norte de Minas - Lançado oficialmente o segundo Festival de Inverno de Grão Mogol
Norte de Minas – Lançado oficialmente o segundo Festival de Inverno de Grão Mogol

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (17/6), na Universidade Estadual de Montes Claros, a solenidade de lançamento da segunda edição do Festival  de Inverno Circuito Lago de Irapé, que acontecerá em Grão Mogol (Norte de Minas), no período de 14 a 20 de julho. O evento é promovido pela Prefeitura de Grão Mogol, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e pela Unimontes, por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão, com o apoio do Governo de Minas Gerais.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Presidida pelo reitor João dos Reis Canela e pelo vice-reitor Antonio Alvimar Souza, a solenidade aconteceu na Sala dos Conselhos (prédio da Reitoria), com a participação das equipes envolvidas na coordenação dos trabalhos. O prefeito de Grão Mogol, Jeferson Figueiredo, foi representado pelo secretário de Cultura, Rogério Augusto Figueiredo.

Na oportunidade, foi apresentada a programação do Festival de Inverno, que terá uma série de atividades como oficinas, apresentações de grupos musicais, teatro e seresta. Um dos destaques será a segunda edição do Festival da Canção Circuito Lago de Irapé 2015, cujas inscrições podem ser feitas até 22 de junho. Na programação também estão inseridas caminhadas ecológicas, com objetivo de valorizar e divulgar as belezas naturais da região, como a Serra do Espinhaço, que receberá um “abraço simbólico”.

ORIGINALIDADE

Ao apresentar a programação, a coordenadora geral do Festival de Inverno, professora Marina Ribeiro Queiroz, ressaltou que a realização do evento é fruto da ousadia e do empenho das equipes da Universidade e da prefeitura de Grão Mogol, que se uniram no sentido de incentivar e valorizar a cultura regional. Ela revelou que, recentemente, fez uma pesquisa sobre outros festivais do gênero promovidos no Brasil. “Chegamos à conclusão de que o evento de Grão Mogol não é cópia de nenhum outro festival, pois tem uma característica própria”, assinalou.

O Festival da Canção Circuito Lago foi dividido em duas categorias: tema livre (nacional) e música regional. Até aqui, já foram aproximadamente 60 inscrições, que atraiu artistas de diferentes partes do Brasil. “O Festival de Inverno de Grão Mogol já é reconhecido nacionalmente. Com certeza, vai se tornar um festival de repercussão internacional”, afirmou a coordenadora.

Na mesma linha, a pró-reitora de Extensão da Unimontes, professora Jussara Maria Carvalho Guimarães, destacou que o festival é “um enriquecimento dos Saberes com a arte”. Ela também enfatizou a dedicação dos professores e acadêmicos envolvidos nas atividades previstas na programação.

O reitor João Canela agradeceu a prefeitura de Grão Mogol pela parceria firmada com a universidade, que viabilizou a promoção do festival. “A realização desse festival é motivo de orgulho para a universidade. Trata-se de um grande acontecimento regional, que valoriza a nossa história e a nossa cultura”, observou João Canela, lembrando que a iniciativa também conta com a co-participação de 12 municípios do entorno da Usina Hidrelétrica de Irapé.

O professor João Canela também chamou atenção para as potencialidades de Grão Mogol e cidades adjacentes. “Temos em Grão Mogol e na região um ambiente propício para o crescimento, pela sua própria história e riquezas naturais. É com muito entusiasmo que a Unimontes soma na realização do Festival de Inverno”, afirmou o reitor.

Por sua vez, o secretário municipal de Cultura, Rogério Augusto Figueiredo, assegurou que toda a comunidade vive uma grande expectativa em torno da segunda edição do Festival de Inverno, com referência no sucesso da primeira edição do evento, em 2014. Ele enalteceu a importância do apoio da Unimontes e a contribuição dos patrocinadores para viabilização do evento, especialmente da Cemig e da Codemig.

O chefe de gabinete da Prefeitura de Montes Claros, Geraldo Edson Souza Guerra, esteve presente ao evento como representante do prefeito Ruy Muniz, cumprimentou todos os parceiros e enalteceu a iniciativa como grande divulgadora da cultura norte-mineira. “A Unimontes é a grande parceira dos municípios norte-mineiros”.

O regulamento do festival, com informações detalhadas, está disponível no portal da Unimontes (www.unimontes.br), na seção editais e comunicados. As inscrições permitem a participação de concorrentes de qualquer lugar do Brasil.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

O responsável pela cirurgia o neurocirurgião César Felipe Gusmão Santiago

Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros realiza cirurgia inédita para retirada de tumor cerebral

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).