Inicio » Mais Seções » Saúde » Saúde – Uso de alguns medicamentos pode agravar sintomas da dengue

Saúde – Uso de alguns medicamentos pode agravar sintomas da dengue

Antitérmicos que têm ácido acetilsalicílico na fórmula e anti-inflamatórios são proibidos para pacientes com suspeita de dengue
Antitérmicos que têm ácido acetilsalicílico na fórmula e anti-inflamatórios são proibidos para pacientes com suspeita de dengue

.

Febre alta, dores no corpo e prostração são alguns sintomas que, à primeira vista, podem estar associados a diversas viroses. Para aliviar esse quadro, recorremos logo a medicamentos vendidos em farmácias que prometem acabar com o incômodo. Muita gente não sabe que esse quadro de mal-estar pode ser indicativo de dengue e que, nessa situação, o uso de alguns medicamentos pode levar ao agravamento da doença.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Antitérmicos com ácido acetilsalicílico e anti-inflamatórios são proibidos para pacientes com suspeita de dengue. “Esses medicamentos podem desencadear ou agravar o risco de hemorragia nos pacientes com a doença. E esse sintoma já é uma complicação do quadro”, explica o clínico geral Carlos Brito, diretor médico do Hospital Jayme da Fonte.

Em caso de febre, o ideal é recorrer ao uso de analgésicos já conhecidos, como paracetamol ou dipirona. Para o tratamento da doença, a recomendação médica inclui repouso e hidratação, sem deixar de lado sinais de agravamento. “O paciente deve prestar atenção aos sintomas de alarme, o que inclui vômitos persistentes, dores abdominais intensas, sensação de desmaio, queda da pressão arterial, sangramentos, falta de ar, sonolência e irritabilidade. Se tiver algum desses sinais, a dica é procurar imediatamente a emergência de um hospital”, alerta o especialista.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).