Inicio » Internacional » Europa » Europa – Papa critica corrupção e volta a defender os migrantes

Europa – Papa critica corrupção e volta a defender os migrantes

O papa Francisco denunciou neste domingo (21), em sua primeira visita a Turim, na região norte da Itália, as conexões mafiosas e a corrupção, ao mesmo tempo que convidou os italianos a permanecerem abertos aos migrantes.

Papa aproveitou a visita a Turim para abordar questões que considera importantes
Papa aproveitou a visita a Turim para abordar questões que considera importantes

.

O pontífice viajou para a região, a área de suas origens italianas, para acompanhar a exposição ao público do Santo Sudário na catedral de São João Batista de Turim, que terminará dentro de três dias.

Durante o Angelus, o papa foi muito aplaudido quando se declarou “neto” de Piamonte, diante de 60.000 fiéis na praça Vittorio, no centro da cidade.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

Jorge Bergoglio nasceu em Buenos Aires em 1936. Alguns anos antes, sua família paterna deixou Portacomaro, uma localidade de Piamonte, próxima de Asti, para morar na Argentina.

No momento de maior simbolismo religioso da visita, Francisco ficou diante do Santo Sudário, um lençol que teria envolto o corpo de Jesus Cristo.

O papa aproveitou a visita a Turim para abordar questões que considera importantes. Francisco lamentou as manifestações de repúdio aos migrantes, um tema especialmente espinhoso no norte da Itália, em um momento de divisão na União Europeia.

“Se a imigração aumenta a concorrência (econômica), não se pode culpar (os migrantes) por isto, porque são vítimas da injustiça, da economia da rejeição e das guerras. Os seres humanos não devem ser tratados como mercadoria”, declarou.

O pontífice criticou ainda alguns problemas da Itália.

“Não à corrupção, que hoje é tão frequente que parece ter se transformado em um comportamento normal, não às conexões mafiosas, às fraudes, aos subornos”.

“Não a uma economia do desperdício”, completou, antes de afirmar que atualmente se descarta rapidamente quem não produz, seguindo o modelo de “usar e largar”.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Na homilia na praça Vittorio, o papa emocionou os moradores ao mencionar símbolos fortes da cultura regional, sobre os quais sua avó Rosa falava em Buenos Aires quando ele era criança.

A visita de Francisco também tinha como objetivo celebrar o bicentenário de São João Bosco, grande figura do catolicismo italiano e de Piamonte, “apóstolo dos jovens”, que se dedicou à educação das crianças desfavorecidas e fundou a congregação dos salesianos.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).