Inicio » Mais Seções » Tecnologia » Política de privacidade do WhatsApp é considerada ruim por relatório de ONG

Política de privacidade do WhatsApp é considerada ruim por relatório de ONG

A política de privacidade do aplicativo de mensagens WhatsApp foi criticada pela EFF (Electronic Frontier), uma ONG norte-americana de direitos na área digital em um relatório divulgado nesta quinta-feira (18).

O documento avalia empresas de comunicação e internet com base em cinco critérios de privacidade
O documento avalia empresas de comunicação e internet com base em cinco critérios de privacidade

Foi a primeira vez que o aplicativo foi avaliado pelo relatório anual da EFF ‘Who has your back?’ (expressão em inglês que significa algo como ‘quem protege você?’).

O documento avalia empresas de comunicação e internet com base em cinco critérios de privacidade em relação ao governo norte-americano. Para cada item completado, a empresa recebe uma estrela.

Os critérios analisam se a empresa realiza as ‘melhores práticas’ (se exige um mandado do governo para entregar dados dos usuários e se publica um relatório transparente sobre pedidos do governo), se informa seus usuários quando o governo exige dados, se revela casos de retenção de dados sobre os usuários e quantas vezes o governo buscou remover conteúdo ou contas e, por fim, se a empresa se opõe publicamente ao monitoramento em massa.

WHATSAPP – O WhatsApp recebeu apenas uma estrela por sua política pública de oposição ao monitoramento em massa. O relatório apontou que a empresa não exige mandado do governo para entregar dados, não publica um relatório transparente e nem promete avisar usuários sobre requerimentos governamentais de dados.

Além disso, ‘o WhatsApp não publica informações sobre suas políticas de retenção de dados, incluindo a retenção de endereços IP e conteúdo deletado’, segundo o documento.

‘Apesar de a EFF ter dado um ano inteiro para a companhia se preparar para sua inclusão no relatório, ela não adotou nenhuma das melhores práticas que nós identificamos. Nós apreciamos os passos que o Facebook (dona do WhatsApp) tomou para proteger seus usuários, mas há espaço para o WhatsApp melhorar’, comenta o relatório.

O aplicativo e a operadora de telecomunicações dos Estados Unidos, AT&T, foram as únicas companhias das 24 avaliadas a receber só uma estrela.

CINCO ESTRELAS – Apple, Yahoo, Adobe, WordPress e Dropbox foram algumas das empresas que receberam cinco estrelas.

O Facebook obteve quatro estrelas; Microsoft, Twitter e Google, três cada um os dois últimos foram criticados pela EFF por não revelar ao usuário quando o governo exige seus dados.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

O responsável pela cirurgia o neurocirurgião César Felipe Gusmão Santiago

Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros realiza cirurgia inédita para retirada de tumor cerebral

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).