Inicio » Cultura MOC » Cultura Moc – Montes Claros recebe mais uma edição da mostra artística do ‘TIM ARTEDUCAÇÃO’

Cultura Moc – Montes Claros recebe mais uma edição da mostra artística do ‘TIM ARTEDUCAÇÃO’

Cultura Moc - Montes Claros recebe mais uma edição da mostra artística do 'TIM ARTEDUCAÇÃO'
Cultura Moc – Montes Claros recebe mais uma edição da mostra artística do ‘TIM ARTEDUCAÇÃO’

.

Tradicional evento do programa reúne alunos e arteducadores em uma noite repleta de surpresas e alegria. 

Uma viagem pelo tempo e pelo espaço em busca dos encantamentos que conquistam a alma humana. Esses são alguns dos ingredientes que farão parte da Mostra Artística do TIM ArtEducAção em Montes Claros. O evento gratuito será realizado no dia 26 de junho, às 19h, na quadra da Escola Municipal Jason Caetano II.

Com o tema “Em busca do Extraordinário”, o espetáculo contará as aventuras de Sherlock Holmes Clown, que viaja pelo tempo a procura do extraordinário e dos encantamentos da alma humana. Em sua jornada, Sherlock Holmes Clown encontrará com civilizações  antigas, que esboçavam o esforço do homem em impressionar seus semelhantes através de demonstrações de perícias e peripécias físicas, cênicas, dramáticas e poéticas. Prosseguindo pelo tempo, o protagonista vislumbrará no palco, um desfile que representará a evolução do mundo circense desde os primórdios na Roma Antiga, perpassando pela fase áurea do século XIX até suas manifestações mais contemporâneas.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

No palco, os alunos das oficinas de teatro, música, dança, circo, artes visuais e arte digital estarão em perfeita harmonia para a apresentação da Mostra Artística, que promete proporcionar uma noite magnífica, preparada especialmente para o público.

Para Marcelo Soares de Andrade, diretor de teatro e idealizador do TIM ArtEducAção, as Mostras Artísticas completam o ciclo criado pelas oficinas do programa. “A realização das Mostras transcendem o melhor momento, pois é o coroamento do resultado de todo o trabalho desenvolvido com os alunos. Além de se tornar um momento de confraternização entre os alunos, arteducadores, familiares e o público que sempre estão presentes durante as apresentações. Trabalhamos com profissionais talentosos e comprometidos e é sempre bom ver o resultado de novos desafios”, conta.

O texto do espetáculo “Em busca do Extraordinário” foi adaptado pelo articulador e diretor artístico Leonardo Mendes Araújo. “A Mostra Artística tem como objetivo apresentar a história da formação das artes circenses desde as civilizações antigas do oriente médio até as sociedades pós-contemporâneas atuais. O nosso palco/picadeiro serão embalados pela música, pela magia e pelo encanto do circo. Vamos convidar o público a embarcar também nessa jornada em busca do extraordinário!”, afirma Leonardo Mendes Araújo.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Para Virgínia Bittencourt Moura, coordenadora Executiva do Programa TIM ArtEducAção, a Mostra Artística é um momento ímpar e essencial para os envolvidos, pois a cada ano eleva a qualidade das apresentações em cada cidade. “Todos esperam com grande expectativa o início do circuito das Mostras, pois elas proporcionam momentos que misturam todos os sentimentos e emoções em prol das apresentações artísticas. A evolução dos trabalhos da cenografia digital nas cidades está abrindo um novo leque de possibilidades até então desconhecidas. Os resultados serão belíssimos e prometem emocionar o público”, afirma.

Em 2015, o TIM ArtEducAção comemora 14 anos de resultados positivos e engrandecedores. Durante esse período, cerca de 65 mil alunos em Minas Gerais já foram atendidos pelas oficinas do programa. As apresentações das Mostra Artísticas sempre foram um sucesso em todas as cidades, ao longo desses anos, cerca de 150 espetáculos foram apresentados para mais de 100 mil pessoas.

Leonardo Mendes Araújo, articulador do programa em Montes Claros, acredita que a mostra envolverá o público e diz que as crianças que irão se apresentar estão entusiasmadas. ‘‘Nossa expectativa é grande, de fazer um espetáculo bonito e grandioso, para envolver as crianças e o público. Como já diz o nome do espetáculo, ‘Em Busca do Extraordinário’, queremos despertar o que há de extraordinário em todos. Os alunos estão muito eufóricos, todos muito felizes’’, conta.

Para Carlos Roberto Borges Muniz, Secretário Municipal de Cultura de Montes Claros, “o TIM ArtEducAção é um programa que promove um envolvimento das crianças e adolescente com atividades de culturais por meio das oficinas de artes plásticas, música, teatro, dança e arte digital. Através dessas oficinas, muitos alunos descobrem um talento até então imaginável, transformando o destino de muitas vidas. O TIM ArtEducAção proporciona o direcionamento para o futuro das crianças e adolescentes de Montes Claros, por isso valorizamos a parceira firmada entre a Prefeitura e o programa”.

Segundo Sueli dos Reis Nobre Ferreira, Secretária Municipal de Educação de Montes Claros, “a importância do ensino de arte se traduz no desenvolvimento da visão de mundo, percepção, reflexão, criatividade, imaginação, pensamento crítico, ampliação do referencial cultural e das possibilidades expressivas. Nesta perspectiva, o projeto TIM ArtEducAção possibilita que os estudantes do Sistema Municipal de Educação de Montes Claros compreendam outros modos de conhecer e enxergar a vida por meio da arte. Acreditamos que projetos como este colaboram para que a educação de nossa cidade forme cidadãos conscientes, participativos, críticos, sensíveis e transformadores da nossa sociedade”.

Para Rodrigo Nunes Neves, Diretor Comercial da TIM MG, “as transformações sociais alcançadas pelo TIM ArtEducAção demonstram, com satisfação, os resultados de um dos pilares de nossa empresa: o cuidado com o outro. Saber que estamos investindo na formação de cidadãos a partir de um projeto que espalha cultura e educação de maneira tão eficiente nos enche de orgulho. Há 14 anos, o programa reflete uma boa conexão entre as iniciativas privada e pública e o terceiro setor”.

Em Montes Claros, 250 vagas são ofertadas para alunos de 12 escolas da rede pública, direta e indiretamente, para as oficinas de teatro, música, dança, circo, artes visuais e arte digital. O programa é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, o Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a Legião da Boa Vontade e o Projeto Juventude Cidadã.

Mostras Artísticas

As mostras são realizadas nas cidades atendidas pelo Programa, ao final de cada semestre. Os espetáculos reúnem os resultados do trabalho desenvolvido pelos alunos e professores de todas as oficinas e incentivam a formação de público ao final de cada ciclo do projeto. Os temas são variados e muitas vezes valorizam a literatura brasileira, as manifestações culturais e folclóricas de todo o país e histórias das cidades. Além de premiar e reconhecer o esforço dos alunos e arteducadores, incentiva o ingresso de novos alunos no TIM ArtEducAção e mostra aos familiares e à cidade o trabalho desenvolvido pelas oficinas artísticas.

O evento já faz parte do calendário cultural dos municípios. No palco, os jovens vivenciam a experiência singular de fazer parte de um espetáculo. E, na plateia, os familiares, amigos e comunidade ficam empolgados com os resultados obtidos.

TIM ArtEducAção

Realizado desde 2001, o Programa TIM ArtEducAção já atendeu mais de 65 mil crianças e adolescentes, da rede pública de ensino, em oficinas artísticas, ministradas em 13 cidades mineiras. O Programa é coordenado pela ONG Humanizarte e patrocinado pela empresa TIM por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

SERVIÇO

Mostra Artística TIM ArtEducAção – “Em busca do Extraordinário”

Data: 26/06/2015

Local: Quadra da Escola Municipal Jason Caetano II (Av. Lauro Dias SA, 369 – Santo Antônio I, Montes Claros – MG).

Horário: 19h

Entrada franca, sujeita à lotação.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).



Um comentário

  1. o meu filho de 8anos que muito fazer teatro artistico