Inicio » Internacional » Europa » Europa – Atentado terrorista deixa um decapitado e feridos na França

Europa – Atentado terrorista deixa um decapitado e feridos na França

Europa - Atentado terrorista deixa um decapitado e feridos na França
Europa – Atentado terrorista deixa um decapitado e feridos na França

Suposto autor, já detido, chegou ao local com uma bandeira islamita e detonou vários cilindros de gás; presidente François Hollande classificou ataque como ato de “natureza terrorista”.

Uma pessoa foi decapitada e várias ficaram feridas em um atentado provavelmente jihadista cometido nesta sexta-feira (26) em uma usina de gás perto da cidade de Lyon, no centro-leste da França, informaram diversas fontes.

 

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

A cabeça de um homem decapitado, coberta com inscrições em árabe, foi encontrada pendurada em uma grade, perto da usina de gás da multinacional Air Products, informaram fontes próximas à investigação. “O corpo decapitado de uma pessoa foi encontrado nas imediações da usina, mas ainda não se sabe se foi transportado para lá ou não”, acrescentou a fonte.

Europa - Atentado terrorista deixa um decapitado e feridos na França
Europa – Atentado terrorista deixa um decapitado e feridos na França

.

A polícia deteve um homem suspeito de ter lançado o ataque, informaram fontes judiciais, que acrescentaram que era um conhecido dos serviços franceses de inteligência.

As autoridades estavam realizando investigações para determinar se ele tinha algum cúmplice. “Segundo os primeiros elementos da investigação, um ou vários indivíduos, a bordo de um veículo, entraram na fábrica. Então ocorreu uma explosão”, informou uma fonte próxima ao caso.

Segundo outra fonte, um dos autores do atentado entrou na usina da Air Products com uma bandeira islamita e detonou vários cilindros de gás. O jornal regional Dauphiné Libéré disse que o ataque ocorreu por volta das 10h00 locais (05h00 de Brasília).

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

A procuradoria antiterrorista abriu uma investigação, anunciou o procurador da República de Paris, François Moulins, em um comunicado.

O presidente francês, François Hollande, que participa em Bruxelas de uma cúpula de chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE), anunciou que estará de volta a Paris depois do meio-dia.

Um conselho de defesa foi convocado para as 15h locais (10h de Brasília).

Segurança

O ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, partiu imediatamente ao local, informou seu gabinete. O primeiro-ministro Manuel Valls ordenou a mobilização imediata das forças de ordem para garantir uma vigilância reforçada em todos os “locais sensíveis” da região de Lyon, declararam à AFP fontes próximas a ele.

Hollande

O presidente francês, François Hollande, que participa nesta sexta-(26) de uma cúpula europeia em Bruxelas, classificou ataque contra usina de gás como ato de “natureza terrorista”. Ele voltará no início da tarde a Paris após o atentado ocorrido em uma usina de gás perto de Lyon, indicou a presidência.

O atentado ocorreu quase seis meses após os ataques islamitas que deixaram 17 mortos em Paris em janeiro e que começaram com um tiroteio na sede da revista satírica Charlie Hebdo. Dois irmãos islamitas atacaram a sede da revista, matando 12 pessoas. Um policial e quatro reféns em um supermercado kasher também foram abatidos durante os três dias de ataques. Após os atentados, foi realizada uma
histórica “marcha contra o terrorismo”.

Cerca de quatro milhões de pessoas saíram às ruas da França e mais de 1,5 milhão de pessoas se concentraram na capital francesa, enquanto dezenas de líderes de todo o mundo expressaram sua condenação aos ataques.

A França conta com uma alta proporção de cidadãos lutando nas fileiras dos islamitas no Iraque e na Síria e está em alerta ante possíveis ataques em seu território desde os atentados na redação da Charlie Hebdo.

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).