Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Superintendência de Polícia Técnico-Científica retoma projeto do Posto de Perícia Integrado (IML)

Montes Claros – Superintendência de Polícia Técnico-Científica retoma projeto do Posto de Perícia Integrado (IML)

Reunião - Posto de Perícia Integrado
Reunião – Posto de Perícia Integrado

.

Retomar o projeto de construção da nova sede do Instituto Médico Legal (IML), dentro da proposta de um Posto de Perícia Integrado (PPI) e com o envolvimento direto do Governo de Minas Gerais – por meio da Polícia Civil e da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Este é o objetivo de um novo plano de ação que será elaborado para construção e readequação do IML de Montes Claros, que desde o ano 2000 funciona em espaço cedido no campus-sede, por meio de parceria entre as duas instituições.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Nesta semana (terça-feira), pela manhã e à tarde, foram realizadas novas reuniões no campus-sede para a retomada das ações com representantes da Polícia Civil, da Secretaria de Saúde de Montes Claros e da Vigilância Sanitária. O encontro foi conduzido pelo superintendente da Polícia Civil Técnico-Científica, André Luiz Barbosa Roquette, que destacou a necessidade de elaboração de um plano de ação com as demandas e prazos adequados.

“A partir de um prazo mais extenso, teremos a condição de analisar cada ação, a partir dos recursos e dos investimentos necessários para concretizar a criação da PPI. A Unimontes demonstrou interesse e disposição todo o tempo e a própria Universidade cedeu área no campus para a construção definitiva do Posto de Perícia Integrado”, disse Roquette, que também é professor universitário e médico legista.

ABRANGÊNCIA

A atual estrutura do IML atende a mais de 90 municípios do Norte de Minas, assim como a comunidade acadêmica para práticas dos cursos de Medicina da cidade.

“A criação do Posto de Perícia Integrado e a readequação da sede do IML sempre estiveram na pauta de nossas discussões com a Polícia Civil e com o Governo do Estado”, pontuou o reitor João dos Reis Canela. E completou: “a Universidade compreende a importância do posto do IML não só para o atendimento acadêmico, mas também para toda comunidade. Por essa razão, retoma esse projeto com a Superintendência Geral da Polícia Técnico-Científica com a intenção de restabelecer e efetivar a proposta”.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

O superintendente André Roquette afirmou ainda que, a ideia, agora, é potencializar as ações já iniciadas para que sejam executadas de forma adequada na melhor prestação de serviço para a comunidade. A sede do IML ainda esbarra numa série de problemas estruturais diante da demanda cada dia mais crescente em Montes Claros e no Norte de Minas. Por isso, foi apresentada proposta de criação da PPI.

O IML se tornaria um posto de Perícia Integrado em espaço maior com a ampliação da rede de beneficiários, como os órgãos de segurança pública e as instituições de ensino superior, que utilizarão o espaço para prática de estágios acadêmicos. A construção da nova sede já foi aprovada pelo Governo de Minas e a Unimontes disponibilizou equipe técnica para a cessão de terreno no campus-sede como apoio para pesquisas e estudos, bem como para as análises periciais técnicas já realizadas pelo atual Instituto Médico Legal.

O novo IML permitirá a maior integração dos organismos de segurança e instituições de ensino superior, com espaços para as perícias especializadas, adequação de salas e equipamentos para médicos legais e peritos, além de setor especializado para realização de necropsias e de perícias. O projeto prevê, ainda, a criação do Serviço de Verificação de Óbito (SOV).

O Delegado Regional de Montes Claros, Giovanni Siervi Andrade ressaltou que já foram iniciados os levantamentos quanto às novas demandas e os custos atuais do projeto. “Nossa expectativa agora é de dar novos direcionamentos ao projeto que é de extrema importância para a comunidade do Norte de Minas”, lembrou.

Após a reunião, os representantes visitaram a sede do IML e constataram a situação do local. Foram identificadas as carências e dificuldades estruturantes do Instituto Médico Legal. Também foi apresentado à equipe o projeto de reforma do IML com atualização de informações técnicas acerca da obra.

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Mortes por afogamento crescem 14% em Minas Gerais

MG – Mortes por afogamento crescem 14% em Minas Gerais

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.MG – Mortes …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).