Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Unidades de Saúde de Moc promovem campanha contra o câncer de boca

Montes Claros – Unidades de Saúde de Moc promovem campanha contra o câncer de boca


Reviewed by:
Rating:
5
On 26 de junho de 2015
Last modified:26 de junho de 2015

Summary:

Montes Claros - Unidades de Saúde de Moc promovem campanha contra o câncer de boca

Montes Claros - Unidades de Saúde de Moc promovem campanha contra o câncer de boca
Montes Claros – Unidades de Saúde de Moc promovem campanha contra o câncer de boca

.

As equipes da Estratégia de Saúde da Família dos bairros São Geraldo, Vargem Grande e Ciro dos Anjos realizaram, no dia 9 de maio, uma Campanha para Detecção do Câncer de Boca, tendo como público-alvo os idosos e gestantes que compareceram nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) para se vacinar contra a gripe.

Ao todo, foram realizadas avaliações bucais em 72 pessoas, das quais vinte e três apresentaram alterações de mucosa. Destas, 17 foram encaminhadas para o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), e seis foram atendidas nas UBS´s dos próprios bairros.

Além disso, as equipes passaram orientações sobre como realizar o autoexame para a detecção precoce do câncer de boca.

CÂNCER DE BOCA

O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca). O câncer de lábio é mais frequente em pessoas brancas, e registra maior ocorrência no lábio inferior em relação ao superior. O câncer em outras regiões da boca acomete principalmente tabagistas e os riscos aumentam quando o tabagista é também alcoólatra.

FATORES DE RISCO

Os fatores que podem levar ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas.

SINTOMAS

O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são sinais de câncer de boca em estágio avançado.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

DIAGNÓSTICO

Pessoas com mais de 40 anos de idade, dentes fraturados, fumantes e portadores de próteses mal-ajustadas devem evitar o fumo e o álcool, promover a higiene bucal, ter os dentes tratados e fazer uma consulta odontológica de controle a cada ano. Outra recomendação é a manutenção de uma dieta saudável, rica em vegetais e frutas.

Para prevenir o câncer de lábio, deve-se evitar a exposição ao sol sem proteção (filtro solar e chapéu de aba longa). O combate ao tabagismo é igualmente importante na prevenção deste tipo de câncer.

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).