Inicio » Mais Seções » Ciência » Último dia de junho teve um segundo a mais

Último dia de junho teve um segundo a mais

Último dia de junho teve um segundo a mais
Último dia de junho teve um segundo a mais

.

Fato se deu pelo adição do “segundo intercalar”, para compensar a desaceleração da rotação da Terra.

Muitas pessoas não perceberam, mas o último dia de junho teve um segundo a mais que nos anos anteriores, depois que foi adicionado o chamado segundo intercalar para compensar a desaceleração da rotação da Terra.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

“A rotação da Terra tem uma desaceleração paulatina, e os segundos intercalares são uma maneira de compensar isto”, disse Daniel MacMillan, diretor da Nasa.

Em todos os países do mundo, a noite de 30 de junho para 1 de julho, segundo a medida parâmetro de Tempo Universal Coordenado (antes chamado GMT), o minuto entre 23h59 e 0h durou um segundo a mais.

Com o segundo adicional, a ciência tenta reconciliar duas escalas de tempo, a medição do Tempo Universal (TU), baseada na rotação da Terra e em sua posição a respeito de outros astros, e a do Tempo Atômico Internacional (TAI), definido desde 1971 por um sistema de relógios atômicos.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Embora as pessoas não tenham percebido, os grandes sistemas de navegação por satélite ou os sistemas de sincronização das redes de computadores precisam levar em consideração a modificação para não ter problemas.

Nos últimos anos foram organizados debates sobre a necessidade de somar o segundo adicional, uma medida que pode ser abandonada no futuro.

Da AFP

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).