Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Seminário de Agricultura Familiar reúne produtores rurais nesta quinta-feira

Montes Claros – Seminário de Agricultura Familiar reúne produtores rurais nesta quinta-feira

Montes Claros - Seminário de Agricultura Familiar reúne produtores rurais nesta quinta-feira
Montes Claros – Seminário de Agricultura Familiar reúne produtores rurais nesta quinta-feira

.

Nesta  quinta-feira, 9, será realizado, no auditório da Sociedade Rural, no Parque de Exposição João Alencar Athayde, o II Seminário de Agricultura Familiar, promovido pela Sala do Empreendedor da Prefeitura de Montes Claros, com apoio do SEBRAE e das secretarias municipais de Agropecuária e Agricultura Familiar. O principal objetivo do Seminário é prestar esclarecimento sobre as novas leis e decretos que regulamentam as compras de produtos agrícolas.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

Montes Claros tem se tornado uma referência em relação às compras junto à agricultura familiar, uma vez que, nos últimos dois anos, dobrou o seu volume de compras deste setor (passando de R$ 2,3 milhões em 2013 para R$ 4,8 milhões em 2014), e está projetando triplicar estas compras no decorrer deste ano. A Prefeitura de Montes Claros trabalha, atualmente, com dois programas do governo federal voltados para o fortalecimento da economia rural: o PAA e o PNAE. A zona rural de Montes Claros conta hoje com mais de 4.600 agricultores familiares que possuem o DAP – Declaração de Atividade de Produtor.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

“Temos observado que, a cada Seminário da Agricultura Familiar realizado, ocorre um crescimento no volume de compras, demonstrando que, através do conhecimento do mercado, o agricultor familiar se sente seguro e confiante em produzir para comercializar. No segmento do hortigranjeiro, a nossa produção chega em torno de 15% por cento do nosso consumo, o que demonstra que muito podemos crescer. Orientar os agricultores é muito importante, principalmente em relação aos programas PAA e PNAE, temas deste Seminário”, observou o coordenador da Sala do Empreendedor, Luciano Meira.

Deverão participar do encontro mais de 300 agricultores familiares, inclusive dos municípios de Glaucilândia, Juramento, Francisco Sá e Capitão Enéas. A participação dos municípios do entorno de Montes Claros visa resgatar um projeto do Banco Mundial, datado de 1979: o Cinturão Verde de Abastecimento de Montes Claros.

Os produtos adquiridos  da agricultura familiar são destinados às creches e escolas municipais, além do Restaurante Popular. A Sala do Empreendedor vem desenvolvendo um trabalho para que outras instituições, como a Unimontes, a UFMG e o IFET, utilizem o modelo de compras governamentais que vem sendo implementado pela Prefeitura, comprando no mínimo 25% de seu orçamento junto ao comércio local, fortalecendo a  economia do município.

A Programação:

7:30 – Credenciamento dos Participantes

8:00 – Abertura do Evento

8:30 – Palestra – “Produção e Fortalecimento da Agricultura Familiar” –  Consultor da Emater

9:00 – Palestra – “Como aumentar as vendas da Agricultura Familiar“ – Consultor do SEBRAE

10:00 – Palestra – “Como Certificar os produtos da Agricultura Familiar” – Consultor do IMA

13:00 – Dia de Campo

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros - PM procura por autores de roubo a posto de saúde no bairro Morada do Sol

Montes Claros – PM procura por autores de roubo a posto de saúde no bairro Morada do Sol

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).