Inicio » Cultura MOC » Montes Claros – Projeto de pesquisa viabiliza espaço para escritores regionais na Biblioteca Central

Montes Claros – Projeto de pesquisa viabiliza espaço para escritores regionais na Biblioteca Central

Montes Claros - Projeto de pesquisa viabiliza espaço para escritores regionais na Biblioteca Central
Montes Claros – Projeto de pesquisa viabiliza espaço para escritores regionais na Biblioteca Central

.

A Biblioteca Central Professor Antonio Jorge, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), terá um espaço dedicado especialmente aos escritores regionais do Norte de Minas. A iniciativa está inserida no projeto de pesquisa “História e Literatura Regional Norte-mineira: Possibilidades da Construção do Olhar Historiográfico”, que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

A proposta multidisciplinar envolve os Departamentos de História e de Educação – ambos do Centro de Ciências Humanas (CCH), a Diretoria de Biblioteca Universitária e o Grupo de Estudos “Cidade, Trabalho, Imprensa e Memória” da Unimontes. O projeto se propõe a analisar obras literárias de escritores regionais para a constituição de um acervo organizado por meio de um banco de dados. Desta forma, também serão criadas novas fontes de pesquisa para estudos sobre a literatura do Norte de Minas.

A professora Filomena Luciene Cordeiro (departamento de História), uma das coordenadoras do projeto, adianta que, neste primeiro momento, o projeto desenvolve uma pesquisa sobre todo o acervo da Biblioteca Central Professor Jorge, que conta com cerca de 100 mil exemplares. O objetivo é a identificação e a catalogação dos livros de escritores regionais, que totalizam em torno de 300 obras.

Biblioteca Central 1 .(JMOC)

.

MEMORIALISTAS

Entre os livros de escritores regionais já selecionados para estudos destacam-se obras de memorialistas que abordam a história e a cultura do Norte de Minas: “Folclore, Quitute e Amor: Contos e Receitas de Comidas Típicas Regionais” e “Jagunços e Coronéis”, de Amelina Chaves; “Janelas do Sobrado: Memórias” de João Valle Maurício; “O Patrimônio Cultural de Montes Claros” de Milene Antonieta Maurício; e “História Primitiva de Montes Claros e outros aspectos históricos do médio São Francisco”, de Dário Teixeira Cotrim.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Filomena Cordeiro informa que a partir da catalogação será elaborado um banco de dados sobre os livros de escritores regionais, que será disponibilizado para todos os usuários e visitantes da Biblioteca Central em sistema on-line. Dessa maneira, será facilitada a pesquisa sobre a literatura regional, permitindo também a maior divulgação e a valorização dos autores norte-mineiros.

EQUIPE ENVOLVIDA – O projeto de pesquisa “História e Literatura Regional Norte-mineira: Possibilidades da Construção do Olhar Historiográfico“ conta com a participação dos professores Elizabete Barbosa Carneiro, João Olímpio Soares dos Reis e Filomena Cordeiro; da diretora da Biblioteca Central, Roseli Damaso Messias Garcia; e das servidoras Silene Souza Dias Soares e Leda Raquel de Almeida.

Também conta com a atuação das bolsistas de iniciação cientifica Evelly Maxilanne Pereira da Silva, Brenda Cardoso de Souza, Maria Clara Assunção Maia, Stelle Soares Cruz, Brunna Gonçalves Soares, Ana Raquel Silva Reis, Maria Isabela Campos Ruas, Mayra Nascimento, Raissa Stéfani Ramos Machado, Loren Michelle Cardoso Silva e Alice Souza Silva.

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).