Inicio » Economia » Montes Claros – Portal de avaliação de gastos públicos reforça combate à corrupção

Montes Claros – Portal de avaliação de gastos públicos reforça combate à corrupção

Montes Claros - Portal de avaliação de gastos públicos reforça combate à corrupção
Montes Claros – Portal de avaliação de gastos públicos reforça combate à corrupção

.

Disponibilizar uma ferramenta de controle social e de combate à corrupção no Brasil. A proposta é audaciosa e pauta os objetivos do Fiscalizeagora.org, novo portal de avaliação de gastos públicos lançado nesta segunda-feira. O site foi desenvolvido pelos analistas de sistemas Matheus Moreira e Marcos Moreira, e pelo designer Philippe Albuquerque. Ele fornece aos cidadãos instrumentos para registrar, debater e opinar sobre os gastos públicos de forma simples e objetiva. “Percebemos que existe uma falta de diálogo e interação entre os órgãos públicos e a população, itens essenciais para a melhor gestão dos recursos”, afirma Matheus Moreira.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Engajar-se por meio do site é simples. Basta fazer o login com o mesmo cadastro do Facebook, buscar os gastos públicos de acordo com os critérios disponíveis nos filtros, analisar os dados apresentados e “concordar”, “discordar”, “comentar” ou “compartilhar” as informações nas redes sociais. “A população precisa participar mais para exigir melhor gestão dos recursos pelos governantes e para ter serviços de qualidade. Quando muitas pessoas trabalham em prol de um objetivo, juntas, elas conseguem grandes resultados. E o cidadão, por conhecer de perto sua cidade, é a pessoa mais capacitada para avaliar se os gastos foram coerentes ou não”, explica Marcos Moreira. Inicialmente, é possível fiscalizar recursos de Minas Gerais e de São Paulo, mas a meta é  disponibilizar dados de todo o Brasil.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

O portal vai ajudar que gastos abusivos e/ou com suspeitas de irregularidades ganhem destaque, e consequentemente, desencadeiem e evidenciem outros casos que mereçam a atenção e o acompanhamento da sociedade. “O intuito é, aos poucos, motivar o registro de denúncias aos órgãos de controle interno e externo; pautar notícias nos meios de comunicação; solicitar esclarecimentos aos responsáveis pelos gastos; conscientizar a população na hora do voto e, principalmente, mostrar ao povo que é possível mudar o país. Para isso, ele precisa participar mais efetivamente da administração pública”, completa Matheus Moreira.

O link direto para fiscalizar Montes Claros é 

Acesse o portal Fiscalize Agora no linkwww.fiscalizeagora.org

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).