Inicio » Mais Seções » Ciência » Erradicação da aids em 2030 requer diagnóstico rápido

Erradicação da aids em 2030 requer diagnóstico rápido

Erradicação da aids em 2030 requer diagnóstico rápido
Erradicação da aids em 2030 requer diagnóstico rápido

.

Os esforços para o diagnóstico do vírus da aids (HIV) e o acesso aos programas de tratamento devem ser aumentados para atingir o objetivo fixado pela ONU de erradicação da doença até 2030 – é o que diz um estudo publicado nesta semana.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

O estudo, apresentado nesta quarta-feira (22) durante a 8ª Conferência sobre a Patogênese do HIV, em Vancouver, Canadá, foi realizado com cerca de 7 mil pessoas na região de Orange Farm na África do Sul, onde o acesso aos tratamentos antirretrovirais são acompanhados por programas de pesquisa sobre a doença.

“Entre as pessoas entrevistadas, 40% dos homens e 20% das mulheres declararam jamais terem sido diagnosticadas”, segundo o estudo da Agência francesa de Pesquisa sobre a Aids (ANRS, na sigla em francês), grupo de pesquisadores multidisciplinar sobre a aids e a hepatite viral.

Entre a amostra, 30% das mulheres e 17% dos homens são HIV positivo em graus variados de carga viral. “Estes resultados mostram que a eficácia dos programas de rastreio e diagnóstico do HIV ainda é insuficiente”, afirmou Jean-François Delfraissy, diretor da ANRS.

“Mesmo numa região onde os investimentos na lutra contra a aids são importantes, os dados mostram que estes esforços ainda são insuficientes para reduzir, no futuro, a transmissão do HIV e a prevenção de novos casos”, considerou o professor Bertran Auvert, da Universidade de Versalhes.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Além do diagnóstico insuficiente, “pouquíssimas pessoas com aids recebem um tratamento antirretroviral. Era o caso de apenas 30,5% das mulheres soropositivas e de 21% dos homens soropositivos”, afirmou Kévin Jean, encarregado da análise estatística do estudo.

Os objetivos da Unaids determinam a erradicação da pandemia até 2030, estimando que a população infectada é de 36,9 milhões de pessoas, segundo Delfraissy.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, avaliou, em declaração feita na semana passada, que será necessário investir 32 bilhões de dólares anuais nos próximos cinco anos para erradicar a doença até 2030.

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).