Inicio » Mais Seções » Gastronomia » Gastronomia – 7ª edição do Cachaça Gourmet Minas começa nesta sexta-feira (24)

Gastronomia – 7ª edição do Cachaça Gourmet Minas começa nesta sexta-feira (24)

Gastronomia - 7ª edição do Cachaça Gourmet Minas começa nesta sexta-feira (24)
Gastronomia – 7ª edição do Cachaça Gourmet Minas começa nesta sexta-feira (24)

.

Circuito de valorização da cachaça de alambique acontece até dia 16 de agosto nos principais restaurantes de Belo Horizonte; conheça os pratos participantes.

A equipe do festival gastronômico Cachaça Gourmet está preparando a sétima edição com muitas novidades. Para 2015, o evento acontecerá em julho e agosto em Belo Horizonte, com 20 restaurantes, em setembro em Lagoa Santa também com 20 restaurantes e finalizamos em Tiradentes, no mês de outubro, com mais 20 restaurantes. Em Belo Horizonte o circuito acontece de 24 de julho a 16 de agosto de 2015, dentro dos restaurantes participantes. A festa de encerramento de BH já está marcada para o dia 23 de agosto de 2015, no Mercado Distrital do Cruzeiro, com muitas atrações e novidades.
O Projeto Cachaça Gourmet atua no desenvolvimento e valorização da cachaça de alambique e de toda a sua cadeia de valor, com ênfase na utilização do produto como ingrediente na gastronomia, bem como o consumo consciente de cachaças de alta qualidade. Neste Projeto, a cozinha brasileira e a sua cachaça de alambique, utilizadas de forma conjunta, são pontos focais onde se busca a valorização da nossa tradição culinária para apresenta-la traduzida em uma nova cozinha, ou “novelle cuisine”, como diriam os franceses, apontando para um futuro de sabores e prazeres que reforçam ainda mais a nossa criatividade e identidade.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Sobre o projeto Cachaça Gourmet

Belo Horizonte é a sede, a base experimental do Projeto Cachaça Gourmet. Há 7 anos sempre reúne negócio, gastronomia, turismo, música e cachaça. No decorrer destes anos, o evento cresceu em proporção e expandiu para outras vertentes e estados brasileiros. O número de restaurantes e produtores de cachaça participantes é um exemplo desse crescimento: em 2009 o projeto iniciou-se com 12 restaurantes e 12 marcas de cachaça apenas de Minas.
Em 2013 chegou a 40 restaurantes e 40 cachaças de todo o país e realizou sua primeira edição em Natal-RN. Em 2014, o Projeto chegou ao Vale do Paraíba se reuniu seis cidades, 30 marcas de cachaça e mais 30 restaurantes.  O número de casas participantes vem aumentando a cada ano, segundo a idealizadora Miriam Cerutti.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

CONHEÇA OS RESTAURANTES E PRATOS PARTICIPANTES DO 7ª CACHAÇA GOURMET MINAS:

  • AMARELIN DO PRADO – Av. Francisco Sá – 658 – Gutierrez. ESCONDIDINHO DE LINGUIÇA: Linguiça caseira recheada de pimenta biquinho salteada melada e cachaça com molho de agrião e purê de mandioca. Cachaça Coluninha.
  • AMBROZINI – Rua Pouso Alegre – 888 – Horto. SURPRESA MINEIRA: Costelinha na cachaça ao molho de queijo, empanada com castanha de caju, acompanhado de mousselini de mandioca na trouxinha de queijo. Cachaça Salinas.
  • CHOPERIA KRUG BEER – Rua Major Lopes, 172 – São Pedro. A CULPA É DA CRISE: Carne de sol desfiada flambada na cachaça, puxada na manteiga e cebola ralada, acompanhada de polenta frita e geleia de pimenta com manga. Cachaça Famosinha de Minas.
  • CHOPERIA SANTA TEREZA – Rua Mármore, 365 – Santa Tereza. COSTELA EMBRIAGADA: Costela marinada na cachaça, acompanhada de chips de mandioca com molho chutney de abacaxi, com pimenta dedo de moça com cachaça. Cachaça Mexerica do Morro
  • CLUBE MINEIRO DA CACHAÇA – Rua Mármore, 373 – Santa Tereza. PERNIL DA DONA JANUÁRIA: Pernil flambado na cachaça com molho ao suco, angu de fubá de moinho, ora-pro-nóbis salteado no azeite e grelhado no parmesão. Cachaça Januária
  • DOCE SABOR – Rua Silva Flores, 15, Loja 05 – União. PERNIL DE PANELA: Arroz, tropeiro com torresmo de cachaça, salpicão e pernil de panela temperado na cachaça. Cachaça Lembrança do Norte.
  • ESPETARIA DO MERCADO – Rua Ouro Fino, 452, Loja 17 – Cruzeiro. GRELHADO DE LEITÃO: Picanha de leitão, linguiça e molho de quentão (cachaça, gengibre e limão). Cachaça Santa Dose.
  • ESPETO DO MANOEL I – Av. Guarapari, 844 – Pampulha; ESPETO DO MANOEL III – Av. Presidente Tancredo Neves, 4273 – Paquetá. COSTELINHA FLAMBADA COM MANDIOCA COZIDA: Costelinha desossada flambada na cachaça, com mandioca cozida e manteiga de garrafa. Cachaça Maria Andante.
  • FORMOSO COZINHA NATURAL – Rua Ouro Fino, 452 – Cruzeiro. NHOQUE TONTO: Nhoque de ricota e espinafre com molho cremoso com cachaça, cogumelos secos, tomate e especiarias. Acompanha salada. Cachaça Famosinha de Minas.
  • DEGUSTS – Rua Óleo Duto, 246 – Petrolândia –    FILÉ A PARMEGIANA DA CHEF. Cachaça old César 88.
  • JARDIM DE MINAS – Rua Noraldino de Lima, 581 – Aeroporto. COSTELINHA MELADA DE CANA: Costelinha com shoyu e gengibre frito, melado de cana com molho demi-glacê, mandioca cozida com provolone e manteiga de garrafa. Cachaça Aurea Custódia
  • MARMORETTO  – Rua Mármore, 224 – Santa Tereza. TÔ NA ROÇA: Linguiça pura, torresmo de barriga acompanhado de batata baroa, crocante de cebola roxa com molho de manga, limão siciliano e cachaça. Cachaça Capetinha.
  • O SENTIDO DO GOSTO – Rua Montevideo, 366 – Sion. CAPELETTE DE COSTELINHA COM GELÉIA DE CACHAÇA AO MOLHO BECHAMEL – Capelette recheado de costelinha assada com geleia de cachaça ao molho branco com especiarias. Geleia de Cachaça
  • PATUSCADA – Av. Bernardo Monteiro, 1548 – Funcionários. COSTELINHA SUÍNA AO POIVRE VERT FLAMBADA NA CACHAÇA COM BATATAS RÚSTICAS. Cachaça Marejada do Grotão.
  • GABIROBA BOTEQUIM – Av. Padre Vieira, 319 – Minas Brasil. JACK LOCCO: Laços de costela defumada aromatizadas com molho shoyo salteadas com alho negro e cebola roxa, regadas com castanha e molho picante e flambada na cachaça. Cachaça Decisão.
  • DONA LUCINHA – Rua Padre Odorico, 38 – São Pedro. TUTÚ BEBADO: Tutú com cachaça, costelinha com molho de rapadura e alho crocante, arroz e agrião.  Cachaça Dona Lucinha.
  • MATUSALÉM – Av. Otacílio Negrão de Mima, 878 – Pampulha. PESCADA AMARELA COM SIRI CATADO, CAMARÕES E PURÊ DE INHAME DA TERRA: Pescada na cachaça grelhada, tomate recheado com Siri catado flambado na cachaça com dados de tomate, pimentão e cebola, gratinado no forno. Cachaça Acuruy.
  • CARLÃO REI DO CHURRASCO – Rua Dom Joaquim Silvério, 859 – Coração Eucarístico.
  • CHEF MAURO BRETAS – Rua Calcedônia, 131 – Prado – RISOTO BÊBADO: Arroz arbóreo, cúrcuma, queijo minas curado e cachaça. Cachaça da Babete.

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).