Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Revitalização na sub-bacia do Rio Verde Grande, começa na próxima semana

Montes Claros – Revitalização na sub-bacia do Rio Verde Grande, começa na próxima semana

Montes Claros - Revitalização na sub-bacia do Rio Verde Grande, começa na próxima semana
Montes Claros – Revitalização na sub-bacia do Rio Verde Grande, começa na próxima semana

.

oBoticário

///////////////////////////

.

As secretarias municipais de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente e de Agricultura iniciam nos próximos dias a revitalização do Córrego dos Matias, afluente do Rio Verde Grande.  A ação faz parte do Projeto de Revitalização de Nascentes, numa área de 136 km2, que as duas pastas desenvolvem em parceria com a Codevasf, Igam, Coteminas, Exército (55º BI), Instituto Vidas Áridas, Ovive, IEF, UFMG, Unimontes, Emater, Copasa e KSC Engenharia.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

O início do trabalho só depende da conclusão, prevista para a próxima semana, de projeto geográfico apontando as áreas a serem revitalizadas, identificadas pelas três esquipes técnicas que visitaram a região esta semana. Também na próxima semana será concluído o processo licitatório para alocação das máquinas e a meta é concluir as obras antes da temporada de chuva.

CERCAMENTO E BARRAGINHAS

De acordo com Francisco Petroni, da Secretaria de Agricultura, nesta etapa serão recuperadas pelos menos seis nascentes, que receberão cercamento e plantio de mudas de árvores disponibilizadas pelo IEF, e várias barraginhas para contenção da água da chuva – que escorre em terreno bastante íngreme, medida que também evitará a erosão do solo que alcança o córrego provocando seu assoreamento.

A mão de obra estará a cargo do Exército, que reivindicou a revitalização do córrego, com a orientação técnica sob a responsabilidade da Codevasf e das duas pastas municipais.

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).