Inicio » Cultura NM » Cultura NM – Unimontes lança versão moderna de obra histórica publicada em 1912

Cultura NM – Unimontes lança versão moderna de obra histórica publicada em 1912

Cultura NM - Unimontes lança versão moderna de obra histórica publicada em 1912
Cultura NM – Unimontes lança versão moderna de obra histórica publicada em 1912.

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Publicação resgata obra do folclorista Manoel Ambrósio, natural de Januária. Conteúdo foi construído a partir dos manuscritos do autor.

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em homenagem aos 20 anos de implantação do campus em Januária, no Norte de Minas, apresenta, neste sábado (1/8), a obra “Brasil Interior – Palestras populares Folk-lore das margens do São Francisco”. O livro propõe um resgate histórico, em versão moderna, do original escrito em 1912 pelo já falecido autor januarense Manoel Ambrósio Alves de Oliveira.

A publicação é organizada pelos professores Ros’elles Magalhães Felício e Carlos Cezar de Carvalho, ambos da Unimontes, e também conta com a participação do professor Ramiro Esdras Carneiro Batista, da Universidade Federal do Amapá. A obra a ser lançada, explica Rose’lles, foi “transcrita, literalmente, dos manuscritos do autor”. Os originais, acrescenta a também coordenadora do campus Unimontes em Januária, fazem parte do acervo do Centro de Documentação, Informação, Cultura e Memória ‘Manoel Ambrósio’, que funciona na unidade.

O lançamento vai ocorrer no espaço da Casa da Memória do Vale do São Francisco, em solenidade com início às 20h. O evento conta com o apoio da Academia Januarense e Letras (AJL), Centro de Artesanato Região de Januária, Centro de Arte, Cultura, Música e Turismo Professora Zizi Aquino e Casa da Memória do Vale do São Francisco.

Lendas, narrativas e contos

A obra “Brasil Interior – Palestras populares Folk-lore das margens do São Francisco” reúne uma coleção com 12 lendas, 13 narrativas e 15 contos do imaginário regional e universal que retrata o modus vivendi (hábito de vida) dos ribeirinhos nos primeiros anos do século passado.

A primeira edição foi imprensa somente em 1934, em São Paulo, devido à amizade do autor com o também escritor Nelson Benjamin Monção, que residia na capital paulista.

Manoel Ambrósio

Nascido em 7 de setembro de 1865, Manoel Ambrósio foi professor, folclorista e político. Fez parte da Academia Municipalista de Letras de Belo Horizonte e do Instituto Geográfico Mineiro. Também em Januária, foi fundador o Partido do Luzeiro – que tinha como principal corrente contrária o Partido dos Escureiros. Ele faleceu em 24 e agosto de 1947.

Serviço:

Lançamento do livro “Brasil Interior – Palestras populares Folk-lore das margens do São Francisco”

Data: 1º de agosto (sábado)

Local: Casa da Memória do Vale do São Francisco
(Endreço: Praca Arthur Bernardes, 22, Januária/MG)

Horário: 20h

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).