Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Seminário nesta quinta lança oficialmente a campanha “Justiça pela Paz em Casa”

Montes Claros – Seminário nesta quinta lança oficialmente a campanha “Justiça pela Paz em Casa”

Montes Claros - Seminário nesta quinta lança oficialmente a campanha “Justiça pela Paz em Casa”
Montes Claros – Seminário nesta quinta lança oficialmente a campanha “Justiça pela Paz em Casa”

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Nesta quinta-feira (6/8), a Universidade Estadual de Montes Claros realiza o seminário de lançamento oficial da campanha “Justiça pela Paz em Casa”, desenvolvida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por iniciativa da ministra Carmen Lúcia Antunes Rocha (que é natural do Norte de Minas). A Unimontes é uma das parceiras da iniciativa, juntamente com o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). As atividades serão realizadas no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6 do campus-sede).

A abertura está prevista para as 9 horas e será presidida pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, que apresentará o cronograma de ações da campanha. O seminário marca também a comemoração pelos nove anos de promulgação da Lei Federal 11.340 – a “Lei Maria da Penha”, de proteção à violência contra a mulher.

O objetivo é mobilizar os diversos segmentos da Universidade e da sociedade norte-mineira que atuam na defesa dos direitos das mulheres, crianças e adolescentes vítimas de agressão doméstica. Às 9h20, o comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Montes Claros, tenente coronel Éderson da Cruz Pereira, profere a palestra “Violência em Foco? Dados e Discussões”.

A programação do seminário prossegue às 9h40, com a mesa redonda “Violência em Perspectiva: Vivências e Pesquisas”. O debate contará com a participação das professoras Cláudia de Jesus Maia, coordenadora do grupo de pesquisa sobre “Gênero e Violência” da Unimontes; Aldenise de Freitas Athayde, psicóloga do Ambulatório de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), e a delegada Karine Maia Costa, da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher da Polícia Civil, em Montes Claros.

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

COMO É

A campanha “Justiça pela Paz em Casa” surgiu a partir de proposta formulada pela ministra Carmen Lúcia Antunes Rocha para que as universidades brasileiras e os Tribunais de Justiça dos Estados atuem diretamente na agilização de audiências e julgamentos de processos de casos de violência contra a mulher.

Além das ações neste mês, a campanha terá outro momento de atividades em novembro, com a participação direta da comunidade e a Conferência Regional do Norte de Minas de combate à Violência contra a Mulher.

No âmbito da Unimontes, estão envolvidos o grupo de pesquisa “Violência, Criminalidade e Segurança Pública”, do departamento de Ciências Sociais, e o grupo de pesquisa “Gênero e Violência”, do departamento de História, as coordenações dos cursos de Direito, Enfermagem, História, Medicina e Serviço Social, Pró-Reitorias de Extensão e Ensino, Serviço de Assistência Jurídica (SAJ e SAJ Itinerante), Rádio Unimontes FM, Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), Assessoria de Comunicação Social, Diretoria de Documentação e Informações (DDI), Assessoria de Gestão Estratégica e Inovação, Programas de Residência em Saúde da Família, Saúde Mental e Multiprofissional e o Ambulatório de Atendimento às Vítimas de Violência do HUCF.

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).