Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Igreja São José Operário é restaurada por iniciativa de empresário em Bocaiuva

Norte de Minas – Igreja São José Operário é restaurada por iniciativa de empresário em Bocaiuva

Norte de Minas - Igreja São José Operário é restaurada por iniciativa de empresário em Bocaiuva
Norte de Minas – Igreja São José Operário é restaurada por iniciativa de empresário em Bocaiuva

.

Abandonada há 20 anos, o novo dono decidiu restaurar a construção e, assim, devolveu a igreja à comunidade.

Ao comprar uma fazenda de 120 mil hectares, em Bocaiuva, no Norte de Minas, o empresário João Henrique Pereira encontrou, além de galpões e pastos em estado de degradação, uma igreja construída pelos antigos proprietários, na qual os empregados costumavam fazer suas orações. Abandonada há 20 anos, o novo dono decidiu restaurar a construção e, assim, devolveu a Igreja São José Operário à comunidade.

“Fiz o negócio com o objetivo de transformar a fazenda em um lugar produtivo, mas quando cheguei lá, encontrei uma igreja fechada no meio do terreno”, diz o novo dono da propriedade. “Ao abrir a capela, me deparei, praticamente, com uma casa de morcegos”, lembra.

A situação estrutural da edificação na época da compra era muito delicada, inclusive com riscos de desabamento. “Primeiro recuperamos o telhado para a igreja não cair”, conta o empresário. Além disso, as janelas estavam todas com os vidros estilhaçados. “As pessoas queriam ver a igreja por dentro e como ela estava fechada, a solução que elas arrumaram foi quebrar os vidros”.

As obras de recuperação da capela se iniciaram em 2014 e uma das preocupações de João Henrique era manter preservada a edificação nos moldes originais. Ganhou o aval da prefeitura e a colaboração da comunidade.

Alguns moradores da região foram indicados pelo pároco local para a restauração da capela. Uma artista plástica que mora no município se encarregou de recuperar as imagens que compõem o acervo sacro do templo. Já o piso foi feito de forma bem artesanal por um marceneiro, recompondo o parquet original em vários tons de madeira.

Nas janelas foram colocados vidros de época adquiridos em lojas de artigos de demolição em Tiradentes e Ressaquinha. Também foram recuperados o altar, o confessionário e o jardim, além do teto ter recebido um novo forro.

A capela foi reinaugurada para a tradicional festa de São José Operário, realizada todos os anos na região.  “Eu fico muito satisfeito em ver a capela recuperada. Inclusive minha família, toda vez que vai à fazenda, faz questão de entrar, rezar e apreciar o local”, comenta o proprietário da fazenda que produz pimenta do reino e café.

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

História

Localizada em Sítio, povoado do município de Bocaiúva, no Norte de Minas, a Fazenda Granjas Reunidas abrigou a primeira usina de açúcar da região, a Malvina, um dos polos pioneiros de industrialização no estado de Minas Gerais. Nos anos 1920, a usina foi considerada a principal atividade econômica do local, sendo desativada na década de 1980.

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).