Inicio » Minas Gerais » MG – Governo de Minas Gerais aposenta mais 1,5 mil funcionários da educação

MG – Governo de Minas Gerais aposenta mais 1,5 mil funcionários da educação

Em dezembro de 2014, 26 mil educadores estavam impedidos de receber o benefício; só este ano, Estado já aposentou mais de oito mil funcionários pra combater o acumulado.

Governo de Minas Gerais aposenta mais 1,5 mil funcionários da educação

MG - Governo de Minas Gerais aposenta mais 1,5 mil funcionários da educação
MG – Governo de Minas Gerais aposenta mais 1,5 mil funcionários da educação

.

Foi publicada nesta quarta-feira (12/8) no Diário Oficial do Estado uma lista com 1.517 nomes de servidores da educação beneficiados pela aposentadoria. O governo pretende promover mais 4,8 mil pedidos de desligamento até o fim do ano. De janeiro a agosto, 8,1 mil servidores conseguiram a aposentadora. Essa medida visa combater o passivo encontrado pela atual administração: cerca de 26 mil educadores aguardavam pelo benefício, em alguns casos, há mais 15 anos.

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

As aposentadorias fazem parte do acordo histórico assinado entre o governo do Estado e os trabalhadores da educação em maio, que também instituiu o piso salarial nacional na rede estadual e retomou as nomeações de aprovados em concursos públicos de 2011 e 2014 que estavam paralisadas. Foram efetivados este ano 7,4 mil novos profissionais para recomposição e ampliação dos quadros da Secretaria de Estado de Educação (SEE), garantindo que o cronograma de aulas seja cumprido sem alterações.

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.O governo está comprometido em liberar a aposentadoria de pelo menos 1,2 mil servidores por mês, o que permitirá acabar com o acumulado até 2017. Além de garantir o direito dos trabalhadores, esse processo contribui para a gestão de aposentadorias em todos os níveis da administração estadual. “Isso envolve aprimoramento de fluxos, de processos e melhorias nas formas de apropriação e tramitação de dados, além de gerar capacitação em recursos humanos”, afirma o subsecretário de Gestão de Recursos Humanos Antônio David de Sousa Junior.

Os concursos realizados pela SEE em 2011 e 2014 abriram espaço para contratação de novos servidores nos mais diversos cargos, desde professores até pessoal de manutenção. No entanto, a convocação estava parada e os pleitos corriam o risco de perder a validade. Foi apenas em 2015 que os candidatos começaram a ser efetivados. A meta é convocar 1,5 mil pessoas por mês, o que significa 60 mil novos servidores até 2018. Até o momento, 7,4 mil já foram nomeados.

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).