Inicio » Minas Gerais » MG – Sistema dos Bombeiros agiliza regularização de edificações e torna-se referência

MG – Sistema dos Bombeiros agiliza regularização de edificações e torna-se referência

Infoscip é pioneiro em suas funcionalidades e está em expansão para modernização dos dados. Sistema traz benefícios ao cidadão.

O sistema facilita o trabalho do Responsável Técnico, uma vez que todo o trâmite de cadastramento e liberação do processo é feito virtualmente
O sistema facilita o trabalho do Responsável Técnico, uma vez que todo o trâmite de cadastramento e liberação do processo é feito virtualmente

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Uma das ferramentas usadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), o Sistema de Informações do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico (Infoscip), foi desenvolvido para agilizar o processo de regularização de edificações, promovendo maior segurança às pessoas e diminuindo o risco de incêndios nesses locais.

No ambiente virtual, os interessados podem acompanhar o trâmite dos Processos de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP), bem como dos Processos de Fiscalização.

É um sistema inédito em suas funcionalidades e permite, por meio da internet, a consulta do andamento dos pedidos de regularização, tanto pelo público interno quanto pela população em geral, democratizando o acesso à informação.

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

O sistema facilita o trabalho do Responsável Técnico, uma vez que todo o trâmite de cadastramento e liberação do processo é feito virtualmente.

O sistema desenvolvido em parceria com a Prodemge já se tornou referência para outros órgãos e inicia agora mais uma etapa. A ideia é que sejam desenvolvidos módulos de expansão e que o Infoscip seja integrado ao Registro de Eventos de Defesa Social (REDS), passando a fazer parte do Sistema Integrado de Defesa Social (SIDS). A medida vai promover um incremento da gestão das informações de defesa social em todo o estado.

Para os cidadãos, os benefícios serão ainda maiores pela rapidez no encerramento das vistorias, uma vez que o vistoriador preencherá um único sistema para abastecer tanto o REDS (documento gerado durante uma vistoria), quanto o Infoscip.

Além da integração com o REDS, o desenvolvimento de outro módulo de expansão, denominado Planta de Intervenção, possibilitará ainda que as forças de segurança (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros) acessem as informações importantes de uma edificação em tempo real, no local da ocorrência, diretamente de um smartphone ou terminal com acesso à internet.

Neste mês de agosto, integrantes do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo virão a Belo Horizonte para conhecer as funcionalidades do sistema. Também os Corpos de Bombeiros Militar dos estados de Alagoas, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Tocantins já visitaram a Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) para conhecer o Infoscip.

De acordo com o Chefe da Adjuntoria de Sistemas Informatizados da DAT, tenente Fabrício Rocha Xavier, o Infoscip é um sistema inovador e pioneiro na área de prevenção. “As funcionalidades são pioneiras, pois o sistema é capaz de realizar análise e vistoria em edificações de maneira totalmente digital e serve de referência para outras instituições”.

Para o Estado de Minas Gerais, o Infoscip promove a transparência no processo de segurança contra incêndio e pânico, além de gerar economia e melhor aproveitamento dos recursos humanos.

O Ministério Público de Minas Gerais tem acesso ao sistema e realiza auditorias temporárias, aumentando, dessa forma, a credibilidade do serviço realizado. Futuramente haverá, também, a possibilidade de acesso por parte da Polícia Militar e da Polícia Civil às plantas das edificações, ajudando o serviço policial.

Benefícios

Além dos benefícios oferecidos para os cidadãos, o Infoscip trouxe também ganhos para o Corpo de Bombeiros como a melhoria na integração do setor de prevenção com as demais atividades desenvolvidas pela corporação, além da obtenção de uma fonte confiável de estatísticas.

Todo esse processo vem contribuindo para o desenvolvimento de políticas de investimento na prevenção (qualificação de pessoal, incremento de tecnologia da informação, infraestrutura de operacionalização e outros) e otimização do espaço físico e substituição dos arquivos em papel.

Agência Minas

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).