Inicio » Cultura MOC » Montes Claros – Editora Unimontes lança livro sobre a religiosidade sertaneja

Montes Claros – Editora Unimontes lança livro sobre a religiosidade sertaneja

Será lançado nesta segunda-feira (17/8), às 20 horas, no Museu Regional do Norte de Minas (antigo Casarão da Fafil), o livro “Em Busca da Religiosidade Sertaneja: Fé e Cultura nos Sertões dos Gerais”, de autoria do professor e historiador Jânio Marques Dias, diretor de Documentação e Informações da Universidade Estadual de Montes Claros. O lançamento da obra faz parte da programação do evento “A gosto da Unimontes”.

Professor Jânio Marques Dias - Foto: Raimundo Santana
Professor Jânio Marques Dias – Foto: Raimundo Santana

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Publicado pela Editora Unimontes, o livro resulta de pesquisa desenvolvida durante 18 meses pelo como trabalho de conclusão do mestrado em História pela Unimontes. Como fonte de pesquisa, o professor utilizou documentos do Centro de Pesquisa e Documentação Regional da Unimontes e jornais que circularam em Montes Claros no período entre o final do século XIX e a década de 1930.

A obra é dividida em três capítulos, com 189 páginas. “No primeiro capítulo, é descrito o espaço sertanejo no início do século XX, as pessoas que viviam neste espaço e os lugares de domínio destas pessoas. Neste segundo, procuro descrever as antigas festas aqui existentes com suas práticas devocionais e a importância de cada uma delas para a consolidação da religiosidade popular no meio sertanejo. No terceiro capítulo é feita uma análise das novas devoções inseridas no meio a partir da chegada de missionários europeus”, relata o autor.

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

USOS E COSTUMES

O professor Jânio Marques Dias explica que o livro apresenta uma análise da história dos usos e costumes das pessoas no final do século XIX e no início do século XX, destacando práticas e devoções dos sertanejos. Também é abordada a instalação da Diocese de Montes Claros, criada em 1910, pelo Papa Pio X, tendo como primeiro bispo Dom João Antônio Pimenta.

O escritor e pesquisador salienta que a obra traz uma grande contribuição para melhor conhecimento da história e da religiosidade na região. “Saímos do senso comum e partimos para uma pesquisa científica mais elaborada. Desta forma, o livro contribuirá para a melhor compreensão da história local”, afirma Jânio Marques Dias.

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).