Inicio » Nacional » Brasil tem mais de 100 mil pontos de vacinação no Dia D contra a pólio

Brasil tem mais de 100 mil pontos de vacinação no Dia D contra a pólio

Este sábado (15) é o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, doença também conhecida como paralisia infantil. Mais de 100 mil pontos de vacinação espalhados por todo o país – unidades de saúde, postos volantes em escolas, praças e locais públicos – estarão abertos neste sábado durante a mobilização. Até o dia 31 de agosto, o Ministério da Saúde pretende imunizar, pelo menos, 12 milhões de crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos.

Meta é imunizar 12 milhões de crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos Foto: Agência Brasil
Meta é imunizar 12 milhões de crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos
Foto: Agência Brasil

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

O Ministério da Saúde alerta que crianças com infecções agudas, febre acima de 38 graus Celsius (ºC) ou hipersensibilidade a algum componente da vacina devem ser avaliadas por um médico para saber se a imunização é indicada.

A paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa e afeta o sistema nervoso provocando paralisia irreversível. Apesar de o Brasil não apresentar casos da doença desde 1990, o ministério alerta que é importante imunizar as crianças para evitar que a doença volte a ser registrada em território nacional, pois em outros países ainda há casos de infecção.

.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

Durante a campanha, os pais podem colocar em dia outras vacinas dos filhos. Serão aplicadas doses contra rotavírus, varicela, meningites, tuberculose, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, febre amarela, hepatites. Basta que os pais levem a caderneta da criança para que os profissionais de saúde avaliem as doses atrasadas.

Para facilitar o acompanhamento do calendário de vacinação, o ministério disponibiliza o aplicativo Vacinação em Dia. Ele permite que o usuário verifique o calendário tanto das vacinas para adultos quanto para as crianças e calcula quando a pessoa deve comparecer ao posto para tomar uma nova dose. Na ferramenta, estão disponíveis informações sobre todas as vacinas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e lembretes das campanhas. O aplicativo está disponível para tablets e smartphones com sistemas operacionais iOS e Android.

Da Agência Brasil

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

O responsável pela cirurgia o neurocirurgião César Felipe Gusmão Santiago

Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros realiza cirurgia inédita para retirada de tumor cerebral

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).