Inicio » Cultura MOC » Cultura Moc – Começa nesta segunda-feira o IV projeto “A gosto da Unimontes

Cultura Moc – Começa nesta segunda-feira o IV projeto “A gosto da Unimontes

Unimontes, Conhecimento e Cultura Popular”. Este é o tema da quarta edição do projeto “A gosto da Unimontes”, que a Universidade Estadual de Montes Claros realiza a partir desta segunda-feira (17/8), como parte das populares festas folclóricas do município. A programação se concentrará nas dependências do Museu Regional do Norte de Minas, que funciona no antigo Casarão da Fafil, com atividades até o próximo dia 22.

Cultura Moc - Começa nesta segunda-feira o IV projeto “A gosto da Unimontes
Cultura Moc – Começa nesta segunda-feira o IV projeto “A gosto da Unimontes

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

O acesso para todas as promoções é gratuito. Haverá lançamento de livros, exposições, oficinas e apresentações artísticas. A realização é da Pró-Reitoria de Extensão, por meio das Coordenadorias de Extensão Cultural e de Extensão Comunitária, e diretoria do Museu Regional – com o apoio da gestão da Unimontes e do Governo de Minas.

A abertura oficial acontece nesta segunda-feira (17/8), às 19h30, com uma homenagem da Unimontes aos mestres dos ternos de catopés, marujos e caboclinhos, personagens principais das Festas de Agosto de Montes Claros. Em seguida, acontece a apresentação do Núcleo de Ópera da Universidade.

.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

Às 20h30, o professor Jânio Marques Dias faz o lançamento, pela editora Unimontes, do livro “Em Busca da Religiosidade Sertaneja: Fé, Cultura no Sertão dos Gerais”. A apresentação da cantora e compositora Bete Antunes encerra a programação do primeiro dia de evento.

No dia 20, a partir das 19h30, duas atrações: Grupo Seresta Vozes de Prata (coordenação da professora Fabíola Monção) e apresentação dos alunos do curso de Extensão em Música (CEM). No dia 22, no mesmo horário, apresentação do grupo Acadêmicos do Samba.

OFICINAS

Durante o projeto “A gosto da Unimontes”, o público em geral poderá participar de diversas oficinas artesanais. As inscrições são gratuitas – assim como os materiais utilizados – e podem ser feitas na sede da Coordenadoria de Extensão Cultural (2º andar, prédio 5, campus-sede) ou por telefone (38) 3229-8165. O número de vagas é limitado.

As temáticas e as datas são as seguintes: “Brinquedos com Garrafa Pet, dias 17 e 22, com o professor José Roberto Lopes; “Caixas Decoradas”, dia 19, com a professora Norma Rocha Cerqueira; “Hibridismo: Arte e Cultura Regional”, dia 20, com a professora Dilma Klem, e “Origami”, com a professora Biah Cerqueira; “Marambaia”, dia 21, com o professor José Roberto Lopes.

EXPOSIÇÃO

A exposição “Integrarte”, que teve início na primeira semana de agosto, também faz parte do evento. O trabalho acontece em parceria com a Associação dos Artesãos do Núcleo de Artes Montes Claros – vinculada ao Conservatório Estadual Lorenzo Fernandez. A série de trabalhos é inspirada na tradição das “Festas de Agosto”. Até o dia 31 de agosto, o público poderá visitar uma mostra com aproximadamente 60 trabalhos, entre pinturas em telas, esculturas, luminárias, móbiles e oratórios produzidos por artistas da cidade e região.

SERVIÇO

Evento: IV A gosto da Unimontes

Período: 17 a 22 de agosto

Atrações: Lançamento de livros, exposições, oficinas e apresentações artísticas

Local: Museu Regional do Norte de Minas

Informações: (38) 3229-8165 – Coordenadoria de Extensão Cultural

(38) 3229-8590 – Museu Regional

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).