Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros promove II Simpósio de Neuro-Oncologia e Radiocirurgia‏

Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros promove II Simpósio de Neuro-Oncologia e Radiocirurgia‏

Evento discute inovações no tratamento do câncer neurológico com uso da tecnologia

No dia 21 de agosto será realizado o II Simpósio de Neuro-Oncologia e Radiocirurgia, organizado pela Santa Casa de Montes Claros e Clínica Radialis. O evento apoiado pelas Sociedades Brasileiras de Radioterapia e Radiocirurgia reúne palestrantes de renome de São Paulo, Belo Horizonte, além de especialistas de Montes Claros nas áreas de neurologia, oncologia e radioterapia.

Durante o simpósio serão apresentados módulos de estudo e conferências com assuntos relativos a atual abordagem da dor oncológica, neurocirurgia em metástases cerebrais, radiocirurgia, tumores do sistema nervoso central na infância, malformações arteriovenosas, além da apresentação e discussão de casos. A proposta é reunir profissionais da área para debater técnicas e apresentar tecnologias disponíveis para diagnóstico e tratamento de tumores neurológicos por meio da radiocirurgia.

Montes Claros - Santa Casa de Montes Claros promove II Simpósio de Neuro-Oncologia e Radiocirurgia‏
Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros promove II Simpósio de Neuro-Oncologia e Radiocirurgia‏

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Para a coordenadora do simpósio, a radioterapeuta Lucianne Costa Lima, o evento marca uma etapa importante no cenário científico para os profissionais na área de oncologia, que abre discussão acerca do valor da alta tecnologia aplicada ao tratamento do câncer, oferecida exclusivamente pela Santa Casa.

“A clínica Radialis Santa Casa inova, ao oferecer à população, no Norte de Minas, de forma pioneira, diversas técnicas de tratamento e equipamentos exclusivos, dentre eles a única mesa robótica de Minas Gerais para a realização de radiocirurgia craniana, o Micromultileaf APEX e outros, que trouxeram novas perspectivas para a medicina, possibilitando maiores chances de cura aos pacientes”, afirma.

Uso da tecnologia na Radiocirurgia

A única mesa robótica de Minas Gerais para realização do procedimento de Radiocirurgia Craniana está em Montes Claros, disponível na clínica Radialis Santa Casa. Por meio da tecnologia é possível rotacionar o paciente para direcionar o feixe de radiação no local exato que necessita do tratamento.

Além dela, há o aparelho Micromultileaf APEX, que localiza e atinge tumores cerebrais sem necessidade de abertura craniana, reduzindo os riscos inerentes a um procedimento cirúrgico. É o único disponível em todo o interior mineiro. O tratamento de alto custo é disponibilizado não apenas para atendimentos particulares e por convênios, mas também pelo SUS.

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

A tecnologia inovadora só chegou ao Brasil na última década, permitindo que muitas pessoas tivessem uma esperança. A Radiocirurgia é uma forma de radioterapia que utiliza um sistema para localizar as lesões, permitindo alcançá-las sem a necessidade de abrir o crânio, indicada para o tratamento de lesões de difícil acesso cirúrgico no interior do cérebro. 

A técnica é realizada para o tratamento de malformações arteriovenosas cerebrais, tumores cerebrais benignos de difícil dissecção, tumores malignos primários e metastáticos do cérebro e da base do crânio, além de doenças funcionais do cérebro. Além disso, existem diversos estudos em andamento para avaliar os benefícios da radiocirurgia no tratamento de lesões localizadas em outros segmentos do corpo.

Os resultados obtidos são positivos, e os efeitos colaterais e danos causados ao cérebro têm se mostrado mínimos. A radiação é aplicada externamente, não havendo necessidade de abrir o crânio para alcançar a área a ser tratada.

Ascom Santa Casa de Montes Claros

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).